Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CONFUSÃO

Representantes de Lula e Ciro se desentendem durante reunião na Globo

Imagem com montagem das fotos de Lula e Ciro Gomes
Lula e Ciro Gomes durante entrevista ao Jornal Nacional; terminou em confusão reunião na Globo para definir regras de debate (foto: Reprodução/Globo)

Compartilhe:

Uma reunião realizada pela Globo nesta terça-feira (13) com representantes dos candidatos à Presidência da República terminou em confusão. As equipes de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Ciro Gomes (PDT) se desentenderam sobre as regras do debate que será promovido pela emissora no próximo dia 29. Os próprios diretores do canal tiveram que intervir na discussão. As informações são dos colunistas Leo Dias, do Metrópoles, e Gabriel Vaquer, do Notícias da TV.

O ponto de discordância dos representantes dos políticos foi sobre a dinâmica do terceiro e quarto blocos, em que os candidatos fazem questionamentos uns aos outros. A equipe de Lula, que lidera as pesquisas de intenções de novo, defendeu um formato mais fechado, que tenha como prioridade o embate com Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição. No entanto, a equipe de Ciro discordou. O desentendimento foi tanto que até Ali Kamel, diretor geral de jornalismo da Globo, precisou intervir e pedir calma aos participantes da reunião.

No fim do encontro, todos os representantes dos partidos concordaram com as regras do debate. Ao Notícias da TV, a assessoria de imprensa da Globo confirmou a realização da reunião e afirmou que “ela foi muito produtiva, com discussões que são consideradas normais”. Pela legislação eleitoral, os veículos de comunicação são obrigados a convidar para debates apenas candidatos de partidos que tenham mais de cinco cadeiras no Congresso. Com isso, além de Lula, Bolsonaro e Ciro, preenchem os requisitos Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Avila (Novo).

No encontro de definições das regras do debate, a Globo deixou claro às equipes dos políticos que, em caso de ausência de um candidato, o lugar dele permanecerá vazio com a identificação pelo nome. O mediador da sabatina também informará aos telespectadores que ele não compareceu ao encontro. De acordo com informações da revista Veja, a emissora também cobrou mais civilidade dos postulantes nos embates diretos. O canal quer evitar ofensas pessoais, principalmente em casos de ausências. A líder não confirmou os nomes dos candidatos que já confirmaram presença no programa até o momento.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.