A partir do próximo sábado, dia 23, a Record deixará de ter uma maratona do Cidade Alerta na sua programação de sábado. O jornalístico policial deixará de ter duas edições aos finais de semana e ficará restrito ao mesmo horário em que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h45. No lugar do espaço noturno, que era exibido entre 21h e 22h30, a emissora irá ter um compacto com os melhores momentos da semana de Gênesis, novela bíblica que estreia nesta terça-feira (19).
Com a mudança, Celso Russomanno perde uma importante vitrine na televisão. Ele e a sua Patrulha do Consumidor certamente serão remanejados para a primeira parte do programa, e deixarão de ter um espaço exclusivo na programação para dividir tempo com desaparecidos e as notícias de crimes que fazem parte da linha editorial habitual do programa.
Não é a primeira vez que a Record tenta se livrar da edição noturna do Cidade Alerta. A emissora já suspendeu o projeto em outras ocasiões, também para apostar nos melhores momentos de outros folhetins produzidos pela casa, e acabou voltando atrás pelos baixos índices de audiência. Amor Sem Igual, vice-líder nas noites de segunda a sexta-feira, não teve pedalada para aguentar os finais de semana e foi rapidamente trocada pelas aventuras do patrulheiro.
A aposta em Gênesis seis vezes por semana representa uma tendência na televisão brasileira. Recentemente, o SBT também modificou a sua grade de programação para exibir Chiquititas também aos sábados, enquanto a Globo sempre considerou a sua tríade de novelas como um pilar indispensável para a manutenção de sua liderança no Ibope.