O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que não vai ao debate do SBT que está marcado para ser realizado no próximo sábado (24) com candidatos à Presidência da República. De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (20), o político tomou a decisão depois de uma reunião com coordenadores de sua campanha. No entanto, ele mantém a decisão de comparecer no encontro que será promovido pela Globo na quinta (29), três dias antes do primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro.
Segundo a coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, a campanha de Lula já havia avaliado que o formato dos debates já não era mais adequado para uma campanha que dura dois meses –agosto e setembro. O ex-presidente defendia a formação de um pool que envolvesse todas as emissoras de televisão, mas isso acabou não acontecendo. Por isso, ele decidiu ir apenas no primeiro debate, promovido pela Band em parceria com TV Cultura, Folha e UOL, em agosto, e ao da Globo, tradicionalmente o último encontro entre os candidatos à vaga do Palácio do Planalto.
Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores, ponderou na reunião com Lula que ele já falará ao público do SBT em entrevista para o apresentador Carlos Massa, o Ratinho, na quinta (22). O líder nas pesquisas de intenção de votos nas eleições de 2022 já tem dois comícios agendados em São Paulo para o horário em que o debate do SBT estará sendo transmitido. O debate do canal de Silvio Santos será em parceria com a CNN Brasil, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja e a rádio NovaBrasilFM.
O modelo de pool de veículos de comunicação para debates entre candidatos nas eleições é comum nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. No Brasil, na primeira eleição presidencial após o fim da Ditadura Militar (1964-1985), em 1989, houve dois debates no segundo turno, realizados por um pool de emissoras de televisão formado pela Globo, SBT, Rede Manchete (1983-1999) e Band. Por causa da dificuldade de reunir os principais candidatos à presidência neste ano, Record e RedeTV! desistiram de promover os eventos.