Lúcio Mauro Filho passou anos da carreira como o personagem Tuco, em A Grande Família (2001-2014). O artista contou em entrevista que foi o responsável pela pergunta proibida sobre o fim do seriado produzido pela Globo. A produção contava com Marco Nanini, Marieta Severo, Rogério Cardoso, Guta Stresser, Andréa Beltrão e Pedro Cardoso.
“Fazíamos sempre uma reunião anual que era no início do ano. Eu nunca falava nada, mas teve uma reunião de dez anos e eu falei: ‘estamos pensando em terminar alguma hora?‘ Fiz a pergunta proibida. Ficou um clima! Aí o [Marco] Nanini virou e disse: ‘acho que ainda tem lenha para queimar’. Eu fiquei muito sem graça”, contou ele para o PodPah.
O ator relatou que ao terminar a reunião, Marieta Severo relatou que concordava com ele. “Saindo da reunião eu liguei para a Marieta e perguntei: ‘falei alguma coisa errada?’ Ela falou: ‘meu filho, você tocou no assunto proibido! [Mas] acho que concordo com você’. Durante o ano, fomos conversando eu e ela e, no ano seguinte, eu toquei de novo no assunto. Aí a Marieta falou assim: ‘gente, se o Lucinho, que está fazendo 40, está um pouco agoniado com o que vai fazer depois disso aqui, eu que estou fazendo 70, fiquei pensando e, realmente, quero fazer outras coisas. Não quero virar vovó pra sempre’”, relembrou.
No entanto, o ator pontuou que a série construiu uma história na televisão. “Nós escrevemos um capítulo da história da TV brasileira. Lutamos pela qualidade daquele programa do primeiro ao último dia”, afirmou Lúcio Mauro Filho.