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SEGUNDO ENCONTRO DOS PRESIDENCIÁVEIS

Sem Lula, debate do SBT perde 64% de audiência e fica atrás do Datena

Foto de Carlos Nascimento no estúdio do debate do SBT
Carlos Nascimento foi o jornalista responsável por mediar o debate presidencial do SBT (foto: Reprodução/SBT)

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A ausência de Luiz Inácio Lula da Silva, líder nas pesquisas de intenção de voto, minguou o interesse dos telespectadores da Grande São Paulo pelo segundo debate presidiencial das eleições de 2022: diferentemente do que aconteceu em 28 de agosto, dia em que a Band conseguiu liderar o ibope da principal metrópole do país com o encontro dos candidatos, o evento organizado pelo SBT não decolou e ficou na terceira colocação em seu horário completo, das 18h15 às 20h25, tendo uma queda de 64% de público na comparação com a primeira reunião dos presidenciáveis.

De acordo com os índices prévios de audiência da Grande São Paulo, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, o debate realizado pela emissora de Silvio Santos em parceria com o canal CNN Brasil, a revista Veja, o jornal Estadão, o portal Terra e as rádios Eldorado e Nova Brasil marcou média de 5,0 pontos. O índice, 56% superior aos 3,2 acumulados pelo programa Notícias Impressionantes nos quatro sábados anteriores, representa a sintonia de um milhão e 28 mil domicílios no maior mercado publicitário do país, com a sintonia de 8,9% das TVs ligadas.

Com a mediação de Carlos Nascimento, o encontro dos presidenciáveis contou com a presença de seis candidatos: Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil), Luiz Felipe d’Avila (Novo) e o estreante Padre Kelmon (PTB), que ainda não havia tido sua candidiatura homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral na ocasião do debate da Band, que havia tido a participação do presidenciável do PT. Durante a exibição do evento, o SBT foi superado pela Globo (17,6), Record (5,6) e pela soma dos canais de televisão por assinatura (5,1), mas venceu a Band (3,5), que foi seguida pela Cultura (0,3), TV Aparecida (0,3) e TV Brasil (0,3).

Apesar de ter garantido a terceira colocação em sua faixa horária total, com um pico de 7,2 às 20h19, o evento encabeçado pela emissora de Silvio Santos chegou a ficar na segunda colocação de audiência durante 48 minutos não consecutivos. Em compensação, o confronto dos presidenciáveis chegou a ficar em quarto lugar enquanto disputava público com o Brasil Urgente: o telejornal da Band desbancou os candidatos ao Palácio do Planalto no período em que estiveram no ar simultaneamente. Das 18h15 às 19h17, o placar foi de 3,9 a 3,8 pontos para o programa de Datena.

Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos na Grande São Paulo.

Na TV por assinatura, debate coloca CNN Brasil na liderança

Diferentemente do que aconteceu entre o público das redes abertas, o penúltimo debate presidencial do primeiro turno despertou o interesse do telespectador dos canais de notícias da televisão por assinatura no Painel Nacional de Televisão — que é a principal métrica de ibope observada pelo mercado para análises comportamentais do mercado de TV paga. Parceira do SBT no evento, a CNN Brasil saiu de sua habitual terceira colocação entre os noticiosos para uma liderança folgada durante toda a faixa horária do encontro dos candididatos.

Os dados prévios de audiência apontam que a retransmissão do debate marcou média de 1,4 ponto nas 15 principais regiões metropolitanas do país — com a sua programação habitual, os índices da CNN Brasil costumam flutuar entre 0,1 e 0,2 ponto na faixa horária. A GloboNews, habitual líder dos canais de notícias, teve 0,5 ponto com a exibição de Edição das 18h e Edição das 20h. A Record News, a JP News e a BandNews TV empataram na lanterninha dos noticiosos, com 0,1 cada. Em seu momento de maior audiência, a CNN Brasil tinha quase sete vezes mais ibope do que a GloboNews: 1,9 a 0,3 ponto.

Além disso, o canal também teve bons números com a programação especial pré-debate: das 16h30 às 17h30, a edição especial do CNN 360º ficou na liderança e cravou média de 0,5 ponto, ante 0,4 registrados pela GloboNews. O jornalísitico comandado por Daniela Lima também dominou a atenção das redes sociais. De acordo com o levantamento da Stilingue, a hashtag divulgada pelo telejornal (#CNNnasEleições) foi responsável por 30% das publicações feitas na internet naquela faixa horária.

Todos os índices apresentados nesta reportagem são prévios e o TV Pop divulgará o resultado consolidado de ibope no início desta segunda-feira (26).

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