Enrique Diaz é um dos atores que teve a chance de atuar na primeira versão de Pantanal (1990) e no remake da novela. O ator engatou o trabalho com Mar do Sertão, onde interpreta Timbó, e destacou quais são as semelhanças dos personagens que tem feito. “Engraçado, eles são muito opostos em algumas coisas e semelhantes em outras”, disse o artista.
Na primeira versão de Pantanal, o ator interpretou Chico, filho de Gil, papel que Enrique Diaz atuou na segunda versão. “Primeiro tem a história do outro Pantanal, né? Que eu fazia o filho de mim mesmo que foi até um certo impacto pra mim pela experiência de rever a novela e vê o personagem que também tem relação com o Timbó”, detalhou em conversa com o Splash.
“Tem essa coisa do personagem espoliado, no caso do Timbó eles querem as terras dele, ele tem uma renda muito precária financeiramente, ali batendo na faixa da fome mesmo e o Gil ele vivia isso de uma maneira mais dramática, mais como denúncia mesmo de um estado de coisas que não mudam”, pontuou.
O ator destacou a relação dos filhos dos dois personagens. “E a relação com os filhos também. No caso do Gil tem essa coisa da perda dos filhos, em uma espécie de legado estéril porque ele não consegue se perpetuar e nem deixar uma terra, em ter uma terra e ele vive um nômade refugiado. E o Timbó também, ele é super malandro, descolado, inteligente, então parece que ele é muito flutuante e tal, mas ele tem ali a importância da família, dos filhos, tem essa parecença”, relatou.