A partir desta sexta-feira (7) o horário eleitoral gratuito retorna à grade de programação das emissoras de rádio e televisão para o segundo turno das eleições 2022, marcado para 30 de outubro. Na nova etapa da campanha, o tempo será dividido igualmente entre os candidatos à presidência e governador. Como em algumas regiões a disputa para governador já foi definida no primeiro turno, os canais de televisão terão que distribuir sinais diferentes para atender às necessidades da rede de afiliadas.
A propaganda para Presidência da República será veiculada de segunda a sábado, das 13h às 13h10, no bloco da tarde, e das 20h30 às 20h40, na faixa da noite, com cinco minutos para a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros cinco para as propostas do presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição. No rádio, o horário eleitoral de presidente será veiculado das 7h às 7h10, na parte da manhã, e das 12h às 12h10, no início da tarde.
Nesta eleição, haverá segundo turno na disputa pelo governo estadual em 12 unidades da federação: Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Alagoas e Sergipe. Os pleiteantes poderão veicular o programa eleitoral na televisão das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. No rádio, 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20. Além disso, as emissoras devem reservar, de segunda a domingo, 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos ao longo da programação.
Segundo a Resolução TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nº 23.610/2019, artigo 62, o candidato que obteve maior votação no primeiro turno será o primeiro a se apresentar, seguindo a alternância da ordem a cada programa ou inserção. Os candidatos a presidente e governador estão liberados desde às 17h da última segunda (3) para fazer propaganda eleitoral por alto-falantes ou amplificadores de som –das 8h às 22h–, distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhada ou não por carro de som.
Na Globo, o Jornal Hoje e o Jornal Nacional contarão com blocos extras para as regiões onde não haverá disputa para o governo estadual. De acordo com informações da coluna do jornalista Flávio Ricco, do portal R7, o SBT adotará o mesmo expediente no horário nobre e produzirá uma versão estendida do SBT Brasil entre 20h40 e 20h50, assim como a Band, com o Jornal da Band. Na Record, o JR passará a ser exibido das 19h45 às 21h15. No caso do canal do bispo Edir Macedo, também será disponibilizado um sinal com dez minutos do noticioso para estados sem segundo turno. A RedeTV! informou que vai recorrer “aos melhores momentos de uma produção da casa”. Na TV Cultura, as afiliadas terão liberdade para definir como ocupar o espaço onde não haverá propaganda eleitoral para governador.