Prestes a ser reprisada pela Globo, O Rei do Gado é uma das novelas mais marcantes da história da dramaturgia no Brasil. A trama de 1996 contou com um grande elenco como Antonio Fagundes, Stênio Garcia e Patrícia Pillar. Fagundes revelou que haveria um intervalo de um mês entre as duas fases da novela, mas isso não ocorreu.
O ator fazia Antonio Mezenga na primeira fase e Bruno Berdinazzi Mezenga na segunda. O artista engordou para o primeiro personagem e precisaria emagrecer para atuar na segunda. O intervalo da trama foi de apenas 12 horas. Os sete primeiros capítulos na novela precisaram ser gravados durantes três meses.
Letícia Spiller e Patrícia Pillar precisaram ensaiar com a atriz e bailarina Gisela Rodrigues, professora e pesquisadora do Departamento de Artes Corporais da Unicamp, para atuarem como caboclas. Leonardo Brício, Caco Ciocler, Manoel Boucinhas e Marcello Antony fizeram um intensivo e viajaram para a região de Amparo, em São Paulo, onde tiveram várias aulas com os colonos locais, para que pudessem aprender a montar, cavalgar, bater feijão e colher café, entre outras atividades.
Disponível na íntegra no Globoplay, a novela mostra o romance do pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a boia-fria Luana (Patrícia Pillar), ambos descendentes de duas famílias de imigrantes italianos rivais, os Mezenga e os Berdinazi, que fizeram fortuna no Brasil com criação de gado e plantações de café, respectivamente. A trama, dividida em duas fases, levantou um debate sobre a luta por posse de terra que ultrapassou o universo ficcional e ganhou repercussão na mídia e na sociedade em geral.
Além de Fagundes e Pillar, estão no elenco da novela nomes como Raul Cortez (1932-2006), Gloria Pires, Silvia Pfeifer, Oscar Magrini, Guilherme Fontes, Stênio Garcia, Carlos Vereza, Fábio Assunção, Mariana Lima, Lavínia Vlasak, Almir Sater, Sérgio Reis, Bete Mendes, Ana Rosa, Walderez de Barros, Jackson Antunes, Leila Lopes (1959-2009), Chica Xavier (1932-2020), Neuza Borges, Paulo Coronato, Carlos Takeshi entre outros. A Globo ainda não divulgou a data de estreia, mas a reprise de O Rei do Gado deve começar em 31 de outubro.