A base de assinantes da TV por assinatura continua em ritmo de queda no Brasil. Em março de 2021, o mercado teve seu pior mês desde janeiro de 2020, com 198,5 mil assinantes a menos. Atualmente, são pouco mais de 14,3 milhões de clientes de TV paga.
De acordo com informações do site especializado Tela Viva, é uma aceleração significativa no ritmo de perda de base em relação ao mesmo mês de 2020, quando a queda de mercado das operadoras de TV por assinatura foi de pouco menos de 90 mil assinantes.
A queda mensal em todos os meses de 2021 foi superior a 130 mil clientes, retomando uma trajetória de declínio registrada em 2019 e parcialmente contida no primeiro ano da crise sanitária causada pelo vírus.
A SKY foi a operadora que mais perdeu base, com 107 mil assinantes a menos, fechando o mês de março com 4,28 milhões de assinantes. A Claro também registrou uma queda de 81,7 mil assinantes, fechando o mês com 6,76 milhões de acessos (são 800 mil no DTH e 77 mil na fibra).
A Vivo também sofreu redução na base de TV paga com menos 10 mil assinantes, fechando com 1,22 milhão (são 914 mil com fibra). Das grandes operadoras, só a Oi cresceu, chegando a 1,72 milhão clientes (aumento de 10 mil assinantes), dos quais 96 mil com fibra.