A novela Valor da Vida, exibida pela Band no horário nobre desde 31 de outubro, foi reclassificada pelo Ministério da Justiça na última quarta-feira (16). A trama portuguesa passou de “não recomendada para menores de 12 anos” para “não recomendada para menores de 16 anos”. De acordo com informações publicadas no Diário Oficial da União, o folhetim foi monitorado pela Coordenação de Política de Classificação Indicativa, do Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, que encontrou presença de “drogas, violência e conteúdo sexual”.
Com gravações no Brasil, Líbano e Portugal, Valor da Vida reúne histórias que fazem o telespectador refletir sobre o modo como lida com o dia a dia e a importância de se viver o presente. No elenco, estão atores brasileiros como Marcello Antony (Jesus Gonzaga), Thiago Rodrigues (Vasco Folque), Carolina Kasting (Camilla Vasconcelos), Adriano Toloza (Leonardo Dias), Cassiano Carneiro (Eugênio Maria Bastos), Thaiane Anjos (Dalva dos Santos) e a luso-brasileira Joana de Verona (Sara). A trama é protagonizada por Rúben Gomes, que interpreta Artur Bastos Moreira, e Ana Sofia Martins, que dá vida a Carolina Folque.
Até o capítulo exibido na última quarta (16), Valor da Vida tem média de audiência de 1,48 pontos na região metropolitana de São Paulo, principal mercado publicitário do país. A novela foi transmitida originalmente pela TVI em Portugal entre setembro de 2018 e maio de 2019, em 203 capítulos. A história é escrita por Maria João Costa, vencedora do Emmy Internacional por Ouro Verde (2017), trama lusitana também já exibida pela Band e disponível no Globoplay. Valor da Vida foi líder de audiência no canal TVI em sua estreia, anotando 25% de share. Na Band, o folhetim vai ao ar de segunda a sexta, depois do Faustão na Band, às 22h.
“Assim como o nome diz, a história fala sobre a importância da vida para cada um de nós e qual o valor que cada um lhe atribui em função da posição que ocupa na sociedade. Qual é o valor da vida para um cientista que cruza limites éticos para tentar salvar vidas humanas ainda que tenha que perder outras pessoas no meio do caminho? Qual é o valor da vida para um homem que quer salvar a mulher e está disposto a comprar um rim no mercado ilegal? Ou qual é o valor da vida para um homem que acorda 20 anos depois sem saber quem é? A novela tem várias questões éticas e filosóficas. É uma trama complexa, densa, que passa por vários países, e eu espero que os brasileiros gostem e se divirtam”, diz a autora.