Fora da abertura da Copa do Mundo pela primeira vez em 36 anos, Galvão Bueno passou o bastão para Luís Roberto neste domingo (20). O jornalista de 72 anos, que vai se aposentar das transmissões de futebol depois do Mundial do Catar, oficializou o colega de emissora como seu sucessor após ficar de fora da transmissão da primeira partida do torneio por causa da infecção pelo vírus da crise sanitária. Antes do começo da partida entre Catar e Equador, a Globo exibiu um vídeo com mensagem gravada pelo veterano.
“Luis Roberto! Meu querido Luis Roberto! Muito sucesso hoje para você. Luis Roberto, é sua primeira transmissão de abertura, que seja a primeira de muitas!”, desejou Galvão ao substituto. Luís Roberto, emocionado, respondeu ao amigo: “Deixa comigo, Galvão! É, garoto, bem-vindo! Grande Galvão, grande beijo!”. Galvão Bueno foi liberado para viajar ao Catar após testar negativo para o vírus da infecção respiratória na última sexta-feira (18). O locutor está confirmado no jogo Brasil x Sérvia, que acontece na próxima quinta (24), a partir das 16h (horário de Brasília). Ele terá a companhia do ex-jogador Roque Júnior e da comentarista Ana Thaís Matos.
Por causa do diagnóstico da doença respiratória há duas semanas, Galvão ficou de fora da transmissão da cerimônia de abertura da Copa do Mundo pela primeira vez em 36 anos. Ele foi substituído por Luís Roberto, que contou com a companhia dos comentaristas e ex-jogadores Roger Flores e Caio Ribeiro. Galvão Bueno era escalado pela Globo para fazer a primeira partida da disputa mesmo em casos de seleções inexpressivas, como aconteceu em 2018 com Rússia e Arábia Saudita.
No Mundial de 2010, realizado na África, Galvão também comandou a partida entre África do Sul e México. Luís Roberto, portanto, é o quarto narrador da história da emissora líder a abrir uma Copa. Em 1970 e 1974, foi Geraldo José de Almeida (1919-1976) quem deu início aos trabalhos. Na Argentina, em 1978, e na Espanha, em 1982, foi a vez de Luciano do Valle (1947-2014). Galvão apresentou todas as aberturas de 1986 em diante.
Além da viagem para o Catar, a infecção pelo vírus da crise sanitária também adiou a edição especial do programa Bem, Amigos!, apresentado por Galvão Bueno no SporTV há mais de 20 anos. A atração, que seria exibida em simultâneo pela Globo e o canal pago na última segunda-feira (14), marcaria a despedia dele do formato, uma vez que o jornalista vai se aposentar do trabalho como narrador na emissora depois da Copa do Mundo. Com o adiamento, o Bem, Amigos!, deixará a grade do SporTV apenas em 2023.
Assista ao vídeo de Galvão Bueno para Luís Roberto: