Principal plataforma de streaming do mercado, a Netflix assinou contrato com Kantar Ibope Media e se tornou cliente da empresa para aferição de dados de audiência no Brasil. A partir de janeiro de 2023, o serviço terá acesso a uma visão multiplataforma de seu desempenho, em conjunto com emissoras de TV linear e as demais plataformas de vídeo sob demanda. Com a decisão, a Netflix sinaliza que quer entrar de vez na disputa por publicidade com as emissoras de televisão.
“Nunca foi tão importante para as empresas de mídia ter acesso a uma visão única da audiência para maximizar crescimento sustentado”, explica Antonio Wanderley, CEO da divisão de mídia da Kantar na América Latina, Espanha, APAC e África. “A decisão da Netflix de aderir ao nosso serviço fortalece ainda mais nossa medição de audiência aceita pela indústria”, conta o executivo em comunicado enviado pela empresa de audiência para a imprensa.
“Como os hábitos de visualização mudam, apoiamos os esforços da Kantar para fornecer medições de audiência multiplataforma que melhorem nossa compreensão dos comportamentos do público. Estamos entusiasmados com a oportunidade de aumentar nossa participação e entreter mais assinantes com programas e filmes imperdíveis”, comentou Pablo Perez De Rosso, vice-presidente de estratégia, planejamento e análise da Netflix.
De acordo com a Kantar Ibope Media, o anúncio divulgado nesta terça-feira (13) marca o mais recente compromisso da empresa para mensurar e reportar o consumo de vídeo em todas as plataformas, oferecendo uma medição de audiência única e baseada em pessoas sobre o consumo, o desempenho e investimento de mídia. Além do Brasil, a Kantar está presente em outros 15 países latino-americanos e conta com aproximadamente 3.500 colaboradores. A empresa também é líder global em dados, insights e consultoria, com atuação em mais de 90 mercados.