Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
CLEBER TOLINI

Ator de Todas as Flores perdeu visão após cirurgia de tumor cerebral

Imagem com foto dos atores Cleber Tolini e Caio Castro, de Todas as Flores
Cleber Tolini e Caio Castro; intérprete de Márcio em Todas as Flores perdeu visão com cirurgia para retirada de tumor cerebral (foto: Reprodução)

Compartilhe:

Cleber Tolini, intérprete do personagem Márcio em Todas as Flores, produção original do Globoplay, é deficiente visual. O artista perdeu 20% da visão após uma cirurgia para a retirada de um tumor cerebral. O contratado da Globo conta que aprendeu a conviver com a nova realidade e afirma isso não seria um impedimento para a sua realização profissional e pessoal. “Aos 23 anos, morando no Rio e com uma turnê de um espetáculo confirmada, senti algumas tonturas, e um zumbido no ouvido esquerdo. Após várias pesquisas médicas descobri um tumor cerebral benigno”, disse ele.

“A cirurgia poderia me deixar com paralisia facial do lado direito. Nem pensávamos na perda da visão, mas após a cirurgia tive uma pressão intracraniana que afetou meu nervo ótico e passei a ter 20% da visão. A única coisa que eu pensava era: ‘Como vou continuar a atuar?’. E foi justamente nesse momento que minha grande amiga Patrícia Pinho me convidou para atuar num espetáculo de improviso e assim foi. Saí do INCA (Instituto Nacional de Câncer) após uma sessão de radioterapia e estreei no espetáculo. Ali iniciava uma nova jornada. O teatro me salvou!”, diz ele em entrevista à Quem.

Ainda segundo o ator, a novela que tem a protagonista Maíra (Sophie Charlotte) com deficiência visual é de extrema importância para a inclusão e a luta contra o capacitismo –preconceito contra pessoas com deficiência. “Desde que aceitei o trabalho fiquei preocupado em não fazer aquele personagem periférico que só dá ‘bom dia’ e mal existe. Mas logo no começo, descobri que os profissionais envolvidos já estavam caminhando léguas na frente e os personagens, apesar de periféricos em relação à trama central, existem, têm representatividade, lutam e vencem o capacitismo”, comemora.

Na história de João Emanuel Carneiro, Márcio trabalha ao lado de Maíra como analista olfativo da empresa de vestuário e perfumaria do protagonista Rafael (Humberto Carrão). Ele também tem um romance com Gabi (Camila Alves), uma mulher que é a favor do amor livre e não quer o compromisso que ele tanto deseja. Segundo o ator de Todas as Flores, o personagem romântico tem rendido declarações de amor em suas redes sociais. “Márcio tem despertado certas declarações bem divertidas. Estou me divertindo bastante com a repercussão”, diz ele.

Na entrevista, Cleber Tolini também contou como surgiu a oportunidade de trabalhar na novela da plataforma de streaming da Globo. “Foi uma grata surpresa e, para mim, tudo muito rápido. Tinha acabado de concluir um workshop de atores da Globo, soube da novela e que ela teria o tema da deficiência visual. Era a primeira novela com audiodescrição e gritei, ‘me chama!’. Gritei tão forte que entrei aos 48 do segundo tempo. Estou apaixonado pelo Márcio”, diz ele.

Na última quarta-feira (14), o Globoplay disponibilizou o último lote de 45 capítulos da primeira temporada de Todas as Flores. A segunda temporada está prevista para estrear entre o final de março e começo de abril, com mais 40 episódios. A novela ganhará uma exibição na Globo no segundo semestre de 2023, com cenas inéditas.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.