O jornalismo da TV Cultura sofreu duas grandes baixas. Ana Paula Couto, apresentadora que se revezava com Karyn Bravo no Jornal da Cultura, e Márcia Bongiovanni, que apresentava o Repórter Eco e trabalhava na Fundação Padre Anchieta há 27 anos. Segundo o diretor de jornalismo da TV, Leão Serva, as duas pediram demissão para seguirem novos caminhos.
“Comunico que as jornalistas e apresentadoras Márcia Bongiovanni e Ana Paula Couto estão deixando nossa equipe. Por motivos e com objetivos diferentes, ambas seguem caminhos profissionais e pessoais para os quais eu desejo grande sucesso e alegria, em nome de todos os seus colegas que por muitos anos compartilhamos coberturas, plantões, notícias e afeto. Deixo a elas e a todos que ficam os votos de ótimas festas, um excelente 2023 e muito sucesso sempre”, declarou o profissional na nota obtida por Cristina Padiglione, da Folha de S.Paulo.
A TV Cultura ainda não divulgou quem ficará no lugar de Márcia no Repórter Eco e o Jornal da Cultura pode seguir tendo apenas Karyn Bravo como única titular. As duas já protagonizaram supostas brigas nos corredores da emissora. Em outubro de 2019, as comunicadores teriam protagonizado um grande vexame na redação por gritarem, se xingarem a darem murros na mesa.
Pouco tempo depois, o canal tomou a decisão de separar as jornalistas e fazer com que elas não se encontrassem. Desde então, Karyn Bravo e Ana Paula Couto apresentavam o jornal separadas e não tinham relacionamento na televisão. A jornalista de saída do canal também é conhecida pela polêmica em 2021 quando caiu na gargalhada com o posicionamento do médico Gonzalo Vencina.
Vecina falava sobre a necessidade de medidas restritivas contra a crise sanitária e suas consequências na economia dos países, quando afirmou que sua opinião não é um consenso na sua área, porque há “muito médico burro”. A comunicadora chegou a cair na gargalhada com a afirmação.