DEPOIS DE CHOCOLATE COM PIMENTA

Sessão da Tarde de hoje (16/12): Globo exibirá o filme O Futebol ou Eu

Foto do filme da Sessão da Tarde
O Futebol ou Eu é o filme que vai passar na Sessão da Tarde (foto: Reprodução/Internet)

A Globo exibirá na Sessão da Tarde desta sexta-feira (16) o filme O Futebol ou Eu. Lançado em 2017, o longa é estrelado por Adrián Suar, Alfredo Casero, Julieta Díaz, Rafael Spregelburd. O longa-metragem vai ao ar logo após Chocolate com Pimenta.

A produção conta a história de Pedro (Adrián Suar) tem uma paixão excessiva pelo futebol: sua paixão pelo futebol é tão grande que será demitido por ir trabalhar para assistir a um jogo no horário de trabalho. Tudo isso colocará em risco seu relacionamento com Veronica (Julieta Diaz).

O filme foi denunciado por plágio pelo escritor Daniel fresco, autor do romance Enfermo de fútbol (2015) que iniciou um processo contra os produtores do filme sobre as semelhanças entre seu livro e o longa-metragem. Além disso, o escritor acrescentou que o mesmo produtor encarregado do filme havia falado com ele para a adaptação cinematográfica de seu livro, que finalmente nunca foi realizado.

O juiz de Instrução Guillermo Carvajal e o promotor Martín Mainardi tomariam a decisão se o enredo do filme era uma cópia do livro que narra a história de um homem que deixa tudo para assistir futebol. O promotor relevante do caso determinou que uma perícia deve ser realizada. Um júri de três pessoas será formado para determinar se houve plágio.

Os acusados foram indeferidos pelo Tribunal Nacional no Criminal e Correcional Nº3, decisão que foi posteriormente confirmada pela Câmara Nacional de Apelações no Criminal e Correcional da Argentina. Na sentença, o tribunal advertiu “os pontos em comum que ambas apresentam, mas isso não chega para falar de uma violação aos artigos 71 e 72 da Lei 11.723 e levar, consequentemente, à intervenção do direito penal”. Também foi indicado que o filme argentino adquiriu os direitos de adaptar outra obra, o filme belga Je suis supporter du Standard (2013), que foi lançado antes da publicação do romance.

Leia mais