RENASCER

Globo vira Televisa e encomenda mais um remake de autor de Pantanal

Imagem com foto dos atores Marcos Palmeira e Antonio Fagundes em cena de Renascer, da Globo
Marcos Palmeira e Antonio Fagundes em cena da novela Renascer; Globo encomendou mais um remake para o horário das 21h (foto: Acervo/Globo)

A Globo vai produzir uma nova versão de Renascer (1993), folhetim de Benedito Ruy Barbosa que completa 30 anos em 2023. Após o sucesso de Pantanal (2022), a direção do canal encomendou para Bruno Luperi, neto do novelista, uma atualização da história protagonizada por Antonio Fagundes e Marcos Palmeira. Segundo informações publicadas nesta quarta-feira (18), a previsão é de que a refilmagem da trama substitua Terra Vermelha (título provisório) na faixa das 21h a partir de janeiro de 2024.

Renascer não será a única história que ganhará uma nova versão na Globo. Nos últimos dias, a direção da emissora também encomendou a Thereza Falcão e Alessandro Marson o reaproveitamento do texto de Elas por Elas (1982), clássico de Cassiano Gabus Mendes, para o horário das seis. Uma sinopse inédita havia sido entregue pelos autores, que chegou a ser aprovada. No entanto, a primeira trama contemporânea dos responsáveis por Novo Mundo (2017) e Nos Tempos do Imperador (2021) acabou engavetada.

De acordo com informações divulgadas por um blog especializado, a decisão de cancelar a novela inédita da faixa das 18h foi de Ricardo Waddington, diretor dos Estúdios Globo, e José Luiz Villamarim, diretor de Dramaturgia. Apesar da mudança de planejamento no primeiro horário de folhetins, é a faixa das 21h que mais tem preocupado a diretoria da rede. Após Terra Vermelha, que vai substituir a fracassada Travessia, a ideia mais próxima de se concretizar é o remake de Renascer. Os trabalhos já foram iniciados por Luperi e as conversas com a cúpula da Globo estão bem avançadas.

Dividida em duas fases, Renascer contou a história de José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes), um poderoso fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia. Seu grande amor é Maria Santa (Patrícia França), com quem tem quatro filhos: José Augusto (Marco Ricca), José Bento (Tarcísio Filho), José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) e João Pedro (Marcos Palmeira). Inocêncio tem uma péssima relação com o caçula João Pedro, já que Maria Santa morreu durante o parto do menino. O ódio se acirra na maturidade quando o pai se apaixona por Mariana (Adriana Esteves), a namorada de João Pedro.

Leia mais