Passando por uma transição conturbada para tentar ser esquecida por Alexandre de Moraes, a Jovem Pan News demitiu Vinícius Alcântara Moura, diretor do Morning Show. O jornalista trabalhava no canal há quase dez anos e era um rosto bem conhecido até mesmo para os telespectadores do canal, já que ele chegou a apresentar o matinal em várias ocasiões, além de ter atuado também como reporter dos telejornais da emissora.
Moura foi dispensado por Mariana Ferreira, principal executiva do braço televisivo da família Carvalho. Em suas redes sociais, ele desabafou sobre a demissão e agradeceu pela oportunidade dada pela companhia. “Lá do alto do 24° andar do prédio Winston Churchill da Avenida Paulista vivi meus últimos quase 10 anos escrevendo e falando na emissora que cresci ouvinte. A rádio que virou TV foi, na verdade, minha escola de jornalismo. Nela encontrei os melhores professores que o meio poderia me dar. Alguns, para minha sorte, viraram amigos para a vida toda”, pontuou ele.
“Saio com a certeza de que no busquei até o fim – mesmo com a sedução pelo caminho mais fácil – trilhar e honrar com respeito e dedicação a história desta emissora. E agora… Bom, agora Vambora, vambora! Obrigado JP!”, escreveu ele. Nos comentários, muitos colegas de profissão desejaram sorte ao colega. “Foi uma honra trabalhar contigo! Vai para cima que 2023 só tá começando e será o melhor ano de nossas vidas!”, afirmou um internauta. “Você vai brilhar onde for. Parabéns por se manter sempre íntegro”, disse Vera Magalhães, apresentadora da TV Cultura.
Leia também: Com medo de ser lacrada, Jovem Pan decide demitir comentaristas
Leia também: Ex-Jovem Pan News, Guga Noblat acusa demitidos de pedirem sua cabeça
“Obrigado por tudo, Vini!”, escreveu Paulo Mathias, atual âncora do Morning Show. Recentemente, alvo de inquérito do Ministério Público Federal (MPF) por divulgar notícias falsas sobre o funcionamento das instituições brasileiras e incitar atos antidemocráticos, a Jovem Pan decidiu demitir comentaristas alinhados com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para tentar se livrar de problemas com a Justiça, o grupo de mídia dispensou alguns contratados que já estavam afastados desde a semana passada, como Rodrigo Constantino, Zoe Martinez e Paulo Figueiredo Filho.
Também deixaram a Jovem Pan na última sexta-feira (13) Marco Antonio Costa, Fernão Lara Mesquita e Coronel Gerson Gomes. Segundo informações divulgadas pelo site especializado Tudo Rádio, as demissões foram feitas com o objetivo de “renovar o quadro de comentaristas e jornalistas na bancada dos principais programas jornalísticos”. Outros profissionais que já passaram pela Jovem Pan devem ser integrados à equipe e serão anunciados pela rede nos próximos dias.
A demissão de jornalistas e comentaristas alinhados com o bolsonarismo foi tomada pelo Conselho do grupo Jovem Pan ao tomar conhecimento da apuração de que a rede disseminaria fake news e incentivaria atos extremistas contra instituições brasileiras.