Após cancelar novas temporadas do Ilha Record e Power Couple Brasil em 2023, a Record já tem definido o formato de um novo reality de confinamento. Com o título A Grande Conquista, a atração comandada pelo núcleo do diretor Rodrigo Carelli, o mesmo de A Fazenda, terá início antes mesmo da estreia na televisão. Dividido em fases, os competidores famosos terão que disputar uma vaga para entrar no novo programa, além de dividir comida e espaço com outras 70 pessoas em uma vila –em dinâmica semelhante com A Casa (2017), que só teve uma temporada produzida.
O primeiro desafio das personalidades da mídia que vão participar da atração será conseguir uma vaga na chamada Mansão. Para isso, eles serão divididos em grupos: na primeira etapa, 15 famosos serão anunciados uma semana antes do lançamento, para que possam fazer campanha com suas redes sociais e de contatos para conseguir votos do público. Após sete dias, na estreia de A Grande Conquista, serão conhecidos os 10 nomes mais votados pelos telespectadores que terão vagas garantidas direto para a segunda fase, que é a entrada no confinamento da casa.
Segundo informações adiantadas com exclusividade pelo colunista Flávio Ricco, os cinco famosos restantes vão se juntar a outros 65 competidores, que ficarão em uma Vila, que será a sede da primeira etapa do programa. O local contará com três casas e uma área comum de convivência. Por lá, além do espaço, eles terão que dividir comida, camas, etc. As 70 pessoas vão ficar confinadas por dez dias, onde participarão de provas, atividades e apontamentos, sempre com participação do público de casa. O objetivo final será conseguir 20 vagas na Mansão.
Leia mais: Depois do Power Couple, Ilha Record também é cancelado e não terá nova edição
Leia mais: Apresentadora do Ilha Record revela motivo para se demitir da Globo
Durante a convivência com os perrengues, alguns participantes terão direito a comidas especiais, e até mesmo pequenos luxos, enquanto outros terão que se contentar com o mínimo. Na primeira etapa, segundo a coluna do jornalista Flávio Ricco, as eliminações dos integrantes da Vila serão frequentes e em número surpreendente. No final, os 20 moradores que conseguirem passar por todas as provações e que tiverem a tutela do público irão alcançar a primeira conquista da disputa, que é entrar na Mansão na segunda fase.
A segunda etapa de A Grande Conquista se dá com a entrada dos 20 participantes da Vila e os outros 10 famosos já selecionados pelo público para entrar direto na Mansão. Com uma vida mais tranquila, já que estarão em um ambiente de muito luxo, eles disputarão em igualdade, participando semanalmente de provas e atividades para escaparem da eliminação. O prêmio para o vencedor será de R$ 1 milhão. No entanto, não se sabe se o ganhador será quem conseguiu mobilizar os fãs desde o primeiro dia ou quem superou todos os perrengues na Vila.
Com estreia prevista para maio, o novo reality show da Record será exibido em 74 programas, de segunda a domingo, com episódios exibidos ao vivo e gravados. Ainda não há detalhes sobre quem será o apresentador ou apresentadora. Mariana Rios, que comandou a segunda temporada de Ilha Record, é uma das cotadas para o posto. Além do novo formato, a emissora paulista tem planos de exibir no segundo semestre de 2023 uma nova edição de A Fazenda com apresentação de Adriane Galisteu.
Mistura de formatos em A Grande Conquista
A fase da Vila em A Grande Conquista é semelhante a outro programa da Record. Apresentado em 2017 por Marcos Mion, A Casa colocou 100 pessoas desconhecidas para viverem juntas em um ambiente que comportaria uma família de apenas quatro integrantes. Uma cesta básica era entregue diariamente pela produção contendo itens para quatro pessoas. O imóvel tinha 120m², com quatro camas, quatro toalhas e apenas dois banheiros. O diferencial do formato era que os próprios participantes administravam o prêmio de R$ 1 milhão, uma vez que eles tinham que comprar os principais itens de necessidade básica com esse dinheiro.