EGOT

Viola Davis vence Grammy e entra para seleto grupo de artistas multipremiados

Foto de Viola Davis
Viola Davis passou a fazer parte dos EGOT (foto: Divulgação)

Uma das maiores atrizes do mundo, Viola Davis entrou para o seleto grupo dos EGOT, acrônimo usado para definir os artistas que foram premiados no Emmy, Grammy, Oscar e Tony, que são considerados as maiores honras em seus campos na TV, música, cinema e teatro, respectivamente. No último domingo, a atriz levou a estatueta do Grammy de melhor audiobook, por conta de sua biografia Finding Me.

O prêmio foi a primeira indicação de Davis ao Grammy, que ganhou anteriormente o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática, em 2015, por seu trabalho em How to Get Away with Murder. Ela foi indicada mais quatro vezes por seu papel como Annalise Keating, três por HTGAWM, e a outra por seu papel como Melhor Atriz Convidada em Série Dramática, em Scandal. Davis ganhou seu Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, em 2017, por seu papel em Fences (em português Um Limite Entre Nós), que protagonizou ao lado de Denzel Washington.

O longa foi uma adaptação da historia que lhe rendeu o Tony Award, em 2010, como Melhor Atriz Coadjuvante em Peça, pelo mesmo papel na produção para o teatro, em Fences. Ela também foi premiada com um outro Tony em 2001, por King Hedley II. Apesar de ter faturado apenas um Oscar até o momento, Viola Davis também foi indicada em outras três oportunidades por seus papéis nos filmes Dúvida, Histórias Cruzadas e A Voz Suprema do Blues, ao lado de Chadwick Boseman, que faleceu em agosto de 2020.

Leia mais