A atriz Regina Duarte recebeu uma punição do Instagram após publicar uma série de conteúdos disseminando mentiras e discurso de ódio. A partir de agora, quem tenta seguir a ex-contratada da Globo na plataforma recebe um aviso de alerta. “Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade”, diz o texto. A rede social de fotos oferece ao usuário as opções continuar e seguir o perfil ou cancelar a operação.
O Instagram só mostra o aviso quando se tenta seguir a intérprete de Helena nas novelas de Manoel Carlos pelo celular, não pelo computador. Atualmente com 2,9 milhões de seguidores, a artista já fez publicações colocando em dúvida sobre o fato de crianças do povo Yanomami estarem morrendo com desnutrição. A apoiadora do presidente Jair Bolsonaro (PL) também fez postagens divulgando notícias falsas sobre o processo eleitoral que certificou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno do pleito em outubro de 2022.
Leia mais: Sonia Abrão revela diagnóstico de ansiedade: “Muito tempo de terapia”
Leia mais: Sem oportunidades, apresentadora pede demissão da Globo após 17 anos
Na plataforma, a ex-secretária especial de Cultura do governo bolsonarista compartilhou um vídeo de Felipe Marcelo Gimenez, procurador de Mato Grosso do Sul, que questionava, sem qualquer embasamento, a vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro. Na tese do procurador, com a qual a atriz indicou compactuar, o atual presidente do Brasil teria sido escolhido por meio de uma ação envolvendo o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral, o que não é verdade. No mesmo dia, Regina fez publicação questionando vacinas.
“Eu me preocupo com que sejamos sujeitos à obrigatoriedade de tomar mais uma vacina. Então já não ficou provado que vacinas não impedem contágio nem consequências maléficas aos nossos organismos? Prefiro a liberdade de confiar em estimulantes e revigorantes da capacidade de minha defesa, ou seja, da capacidade imunológica do meu organismo”, escreveu a artista. Regina Duarte e a Globo encerraram contrato de parceria de mais de 50 anos em 2020, depois de a atriz ter aceitado o convite de Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial de Cultura. Ela deixou o cargo depois de pouco mais de dois meses.