A RedeTV! tem uma nova profissional no comando da superintendência de Jornalismo, Esportes e Digital após a saída de Franz Vacek. A emissora paulista decidiu manter no posto, de forma interina, a jornalista Stephanie Freitas, que até então atuava como chefe de Política de Jornalismo e Digital. Procurado pela coluna do jornalista Flávio Ricco, Amilcare Dallevo Jr., presidente da rede, afirmou que a jornalista que teve passagem pela Jovem Pan é o nome que deve prevalecer na direção de Jornalismo. Vacek deixou a companhia no fim do mês passado, após quase 18 anos de contrato, depois de cobrar mais investimentos no setor.
A saída do antigo diretor foi anunciada pela empresa em comunicado enviado à imprensa e ao mercado. “A RedeTV! e o jornalista Franz Vacek informam ao público e ao mercado que hoje se encerra a bem-sucedida parceria na superintendência de Jornalismo, Esportes e Digital da emissora, e manifestam recíproco apreço e gratidão pela relação contratual que mantiveram durante esse tempo, mantendo as portas abertas para futuros projetos”, disse a emissora em nota oficial. Questionado por Ricco se a escolha por Stephanie Freitas é definitiva, Amilcare Dallevo respondeu, aos risos, que “na vida nada é definitivo”. A nova diretora já trabalhou na própria RedeTV! e na Jovem Pan, entre novembro de 2021 e maio de 2022.
Leia mais: Franz Vacek deixa direção de Jornalismo da RedeTV! após quase 18 anos
Leia mais: Após demissão da Globo, famosa jornalista negocia com Jovem Pan News
Franz Vacek começou na RedeTV! em 2005 e foi o primeiro correspondente internacional da emissora. Nas redes sociais, ele publicou um texto de despedida e celebrou o período no comando do departamento de Jornalismo do canal. “Sempre dei o máximo de mim para o bem da RedeTV! e do meu departamento com honestidade e hombridade. De cabeça erguida, mantenho a honra, dignidade, com a coragem que sempre me guiou ao longo das minhas trajetórias pessoal e profissional. Combati o bom combate e agradeço as oportunidades dadas. Diuturnamente me esforcei para retribuir com os melhores resultados, como o Operação de Risco, do departamento de Jornalismo e atual líder de audiência da emissora e que chega a ser vice-líder entre os concorrentes”, citou.
“No jornalismo, trouxemos profissionais experientes como Boris Casoy e Mariana Godoy e também valorizamos quem já era da casa. Criamos formatos como o Documento Verdade e o Mariana Godoy Entrevista. Fizemos os maiores debates multiplataforma do país. Fomos ganhadores do Pulitzer de jornalismo. Entramos no caso por eu ser membro do consórcio que investigou o Panamá Papers, entre incontáveis feitos. Investi em movimentação dos âncoras pela redação, ao invés de apresentarem estaticamente. Na minha gestão, houve a primeira bancada negra do telejornalismo em televisão aberta”, relembrou o agora ex-diretor da RedeTV!. Segundo o colunista Gabriel Vaquer, a saída de Franz se deu pela falta perspectiva de investimentos no departamento.