A Globo decidiu acabar com o quadro Central do Apito, que foi criado em 2018 para que especialistas de arbitragem dessem opinião sobre lances controversos dos jogos de futebol. De acordo com informações divulgadas, foi demitido o casal Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo. Paulo César de Oliveira continuará contratado do grupo de comunicação, mas fazendo participações apenas em programas esportivos. Com isso, chegam ao fim as participações de ex-juízes nas transmissões depois de 34 anos, em uma era iniciada em 1989 por Arnaldo Cezar Coelho.
Os motivos para o fim do Central do Apito é a rejeição dos telespectadores e o surgimento do VAR (Vídeo Assistant Referee na sigla em inglês). Algumas pesquisas encomendas pela Globo mostraram que o público entendia que as opiniões dos ex-juízes eram protecionistas demais com erros feitos por profissionais da arbitragem em campo, o que levou o quadro ganhar o apelido pejorativo de Central do Amigo. Já o uso de imagens para tira-teima acabou deixando claro quais eram infrações cometidas pelos jogadores de futebol, de acordo com o colunista Gabriel Vaquer.
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Além de Meira Ricci e Colombo, que foram contratados em 2018 e 2021, respectivamente, também deve ser dispensada Janette Arcanjo, que atua nas transmissões da Globo Minas. Paulo César de Oliveira continuará na Globo, mas apenas com participações em atrações esportivas. Na TV aberta, Record e SBT também contam com árbitros contratados: Renato Marsiglia e Nadine Basttos. Na TV paga, a ESPN conta com nomes como Leonardo Gaciba, Renata Ruel e Carlos Eugênio Simon.
Em comunicado, a Globo confirmou as informações também adiantados pelo colunista Flávio Ricco, do portal R7. “Nos últimos anos, com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durantes os jogos. Diante desse novo cenário, a Central do Apito deixa de existir durante as transmissões de futebol. As análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos”, explicou a Comunicação da líder de audiência.