Os funcionários da RIC, afiliada da Record no Paraná, foram surpreendidos no início da tarde desta terça (21) com o anúncio da demissão de Simone Hammes. A jornalista era apresentadora da edição noturna do RIC Notícias, principal jornalístico local da emissora, há quatro anos e completaria uma década de trabalho na empresa no próximo mês. Internamente, o seu desligamento foi interpretado como uma consequência da baixa audiência do telejornal diante da estreia de Fernando Parracho no comando do SBT Paraná, na Rede Massa, na segunda-feira (20).
Até então vice-líder em sua faixa horária, o RIC Notícias Noite sucumbiu no primeiro dia de confronto com a versão reformulada do noticioso do canal do conglomerado de Ratinho. Os dados de audiência de Curitiba, obtidos pela reportagem do TV Pop com fontes do mercado, apontam que o telejornal da afiiliada da Record marcou média de 5,2 pontos na noite de segunda-feira, contra 6,6 anotados pela parceira do SBT. No momento de maior diferença, às 19h34, Parracho chegou a ter mais que o dobro de público da concorrente, que estava mais próxima da Band — 7 x 3 x 2.
O desempenho vexatório do principal telejornal da casa foi um verdadeiro banho de água fria nos executivos da RIC: temerosos com o ibope que a estreia de um ex-âncora da RPC poderia ter em sua principal rival, a emissora aproveitou as chamadas que anunciavam o SBT Paraná em novo horário, às 19h15, e se antecipou ao movimento da afiliada do SBT, deslocando o RIC Notícias para 19h14 desde a semana passada. A movimentação, no entanto, acabou por se revelar como um nó tático da Rede Massa.
Diferentemente do que foi anunciado nas chamadas, exaustivamente exibidas ao decorrer do final de semana, o SBT Paraná não teve o seu início antecipado e permaneceu entrando no ar com os demais telejornais locais da rede de Silvio Santos, às 19h24. No horário em que o telejornal de Fernando Parracho deveria ter entrado no ar, a Rede Massa colocou um contador regressivo na tela, alertando ao público quanto tempo faltava para a estreia da nova estrela do canal. A pegadinha deu certo, e a audiência de Três Vezes Ana disparou nos momentos em que serviu de sala de espera.
Ainda não há a definição de quem substituirá Simone Hammes no comando da edição noturna do RIC Notícias. Marcus Yabe, diretor da afiliada da Record, interrompeu suas férias em Barcelona para anunciar aos colaboradores da emissora de que a apresentadora havia sido demitida para que o telejornal fosse “reestruturado” e anunciou que Eduardo Scola, que já fazia parte do noticioso, permanecerá sozinho no comando do telejornal até que um novo nome seja escolhido.
A reportagem do TV Pop teve acessso, com exclusividade, ao comunicado em que Marcus Yabe anunciou a demissão de Simone Hammes. Confira a íntegra do texto:
Caros,
Hoje estamos nos despedindo da Simone Hamme (nota da Redação: o comunicado foi enviado com o erro no nome da jornalista) como apresentadora do RIC Notícias Noite. Agradecemos a ela, todos os anos de dedicação a esta casa. Muito obrigado por todas as reportagens e por todos os dias que ela apresentou nosso jornal da noite. Durante o período de reestruturação do RIC Notícias Noite, Eduardo Scola ficará sozinho na apresentação do programa.
Att,
Marcus Yabe
Diretor Corporativo de Produto, Conteúdo e Convergência do Grupo RIC