Marcelo Moreira, diretor de Jornalismo da Globo em Belo Horizonte, foi demitido nesta terça-feira (4) após 24 anos. Em 2019, ele foi responsável por reformular os telejornais locais da emissora própria de Minas Gerais ao trocar receitas culinárias e dicas de como limpar vidraças por pautas com relevância e de interesse da população. Até então, os noticiosos da capital mineira sofriam com a concorrência dos programas da Record Minas. O profissional foi mais um nome dispensado no processo de reestruturação financeira da emissora líder. Novas demissões devem ocorrer nos próximos dias.
O que você precisa saber
-
- As demissões na Globo continuam afetando até mesmo profissionais elogiados em suas funções;
- Marcelo Moreira, diretor de Jornalismo do canal em Minas Gerais, foi dispensado da emissora;
- Ele foi responsável por recolocar os telejornais da emissora em Belo Horizonte na liderança.
A trajetória de destaque do jornalista começou com coberturas importantes e furos de reportagem na mídia impressa, nos jornais O Dia e Jornal do Brasil, onde atuou como repórter. Moreira foi contratado pela Globo em 1999, para ser chefe de produção da Editoria Rio. Apesar de ter estranhado o universo da televisão, logo se familiarizou com o veículo e passou a contribuir para que o jornalismo local se aproximasse mais dos telespectadores e se aprofundasse em temas de interesse da população.
Em 2009, o agora ex-funcionário foi promovido a editor-chefe, ficando à frente de coberturas importantes, como a que deu à Globo o Emmy Internacional na categoria Notícia com a tomada do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro por militares e policiais, em 2010. Coordenou, no Rio de Janeiro, o núcleo de reportagens especiais responsável por organizar as coberturas do carnaval, eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016, o Rock in Rio, entre outros eventos e datas comemorativas da cidade.
Leia mais: Em passaralho histórico, Globo demite até diretora que estava na emissora há 39 anos
Leia mais: Globo inicia cortes e surpreende com quatro repórteres demitidos em apenas um dia
Em 2019, depois de uma rápida passagem como coordenador de Integração e Projetos do G1, Marcelo Moreira tornou-se diretor de Jornalismo da Globo em Minas Gerais. O executivo ajudou a emissora a deixar de ser saco de pancadas da Record em Belo Horizonte. Antes, os telejornais da Globo Minas eram motivo de chacota dos telespectadores por investir em receitas culinárias e tutoriais com dicas de como cuidar das plantas e de limpeza de vidraças. O comunicador é formado em jornalismo pela Universidade Gama Filho. No currículo possui curso de jornalismo investigativo pela Universidade Columbia, de Nova York.
Natural do Rio de Janeiro, Marcelo Moreira assumiu o Jornalismo da Globo Minas em abril de 2019. Na ocasião da chegada na filial, ele explicou que a ideia era integrar mais a Redação da emissora e transformar os jornalistas em profissionais mais completos. Em entrevista ao jornal O Tempo, ele disse que essa era uma necessidade que o futuro exigia: “O repórter não pode ser só repórter, o cinegrafista não pode ser o cara que só faz imagens. Quanto mais completas as pessoas forem, mais a redação vai render e vamos conseguir contar histórias melhores”.
Procurada, a Comunicação da Globo enviou a seguinte nota sobre a nova onda de demissões: “A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução. Seus resultados refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento”.