O MasterChef Espanha pediu desculpas após uma prova do reality show causar intoxicação alimentar em mais de 40 pessoas. Na disputa, os competidores do formato tiveram que cozinhar um cardápio à base de frutos do mar, comida mediterrânea e indiana para 120 funcionários do Oceanário de Valência, o maior aquário da Europa que está completando 20 anos. Em comunicado, a produtora Shine Iberia reconheceu a falha e se desculpou com as vítimas do incidente.
O que você precisa saber
- Uma prova do MasterChef causou um rebuliço e virou caso de saúde pública do outro lado do oceano;
- A versão espanhola do programa provocou uma intoxicação alimentar em mais de 40 pessoas que participaram das gravações do programa;
- Um cardápio à base de frutos do mar foi preparado de forma incorreta e provocou um efeito cascata entre quem consumiu os alimentos;
- A Shine, responsável pela produção do programa, diz que o caso foi “absolutamente excepcional” e pediu desculpas aos envolvidos.
A situação foi revelada em uma rede social de mensagens curtas por uma funcionária que trabalhava no local onde aconteceu a prova. O ministério da Saúde da Espanha foi alertado, mas não fez investigações no local porque não havia instalações fixas e a notificação ocorreu somente após a preparação da comida. Depois da repercussão, a mulher que denunciou a intoxicação alimentar provocada pela prova do programa trancou o perfil que mantém no microblog.
Leia mais: Carlos Tramontina é contratado pela CNN Brasil para apresentar genérico do Linha Direta
Leia mais: Globo define quem substituirá Fábio Turci no comando dos telejornais da emissora
“Lamentamos muito o mal-estar manifestado por alguns dos participantes na gravação em Valência […]. Este é um caso absolutamente excepcional nestes 11 anos de MasterChef na Espanha, um programa onde é prioridade absoluta garantir o cuidado alimentar das pessoas envolvidas”, disse a empresa Shine Ibéria, responsável pelo programa transmitido pela emissora pública TVE. A prova em questão foi exibida no último domingo (9), no quarto episódio da 11ª temporada. O júri é formado pelos chefs Samantha Vallejo-Nágera, Pepe Rodríguez e Jordi Cruz.
O cardápio em questão foi aprovado pela chef Rakel Cernicharo, em homenagem ao mundo marinho. Durante a competição entre os cozinheiros, Cernicharo alertou várias vezes que os pratos tinham muitos erros de fabricação, mas ninguém suspeitou que algum dos ingredientes pudesse estar estragados. De acordo com o El País, a produção garantiu que “o alimento foi analisado na origem com resultados positivos e a sua rastreabilidade foi garantida ao longo de todo o processo, conforme comunicado e documentado às autoridades sanitárias competentes”.