Depois de dias de calmaria, a Globo voltou a fazer cortes em seu quadro de funcionários: ainda longe do objetivo de desligar 15% dos colaboradores de suas emissoras de televisão, o conglomerado aproveitou a realização de uma feira de conteúdo no Rio de Janeiro para começar uma nova onda de desligamentos sem chamar a atenção da imprensa. Cláudia Lira, responsável pela gerência das áreas de marketing e programação da GloboNews, foi uma das demitidas pela empresa no início da tarde desta quarta-feira (12).
O que você precisa saber
- A Globo aproveitou o burburinho de uma feira de conteúdo para fazer mais uma onda de demissões;
- Um dos novos nomes desligados é o de Cláudia Lira, gerente de programação e marketing da GloboNews;
- Ela trabalhou na empresa durante quase três décadas e era uma das executivas que estava há mais tempo no canal de notícias;
- Sob a sua gestão, a emissora se tornou mais competitiva e adotou uma linguagem mais próxima dos telespectadores.
Profissional experiente, Cláudia Lira é jornalista por formação, mas nunca chegou a atuar na área. Funcionária da Globo desde 1996, ela entrou na empresa ainda como estagiária, inicialmente na Fundação Roberto Marinho, e rapidamente foi remanejada para a área de canais pagos do grupo, sendo uma das responsáveis por transformar o GNT em um canal com público majoritariamente feminino. Desde 2009, ela se tornou responsável pela gerência de programação da GloboNews. Com sucesso na função, foi convidada para assumir também o marketing do canal de notícias.
A jornalista foi uma das grandes idealizadoras pelo atual desenho de conteúdos da maior rede noticiosa do país: antes de sua chegada, a GloboNews chegava a ter intervalos com duração de nove minutos, e não raramente exibia programas e telejornais sem nenhuma pausa comercial. Ela reestruturou a operação da emissora, promovendo uma profunda mudança na programação, com os jornalísticos de 30 minutos deixando de existir, e trouxe uma nova linguagem para os produtos do canal, além de ter ampliado e otimizado os espaços destinados ao mercado publicitário na rede.
“A GloboNews já chegou a ter nove minutos de intervalo, os programas e telejornais não tinham break, então, era um desafio muito grande. Acho que a GloboNews ficou mais gostosa. Ela sempre teve a função de informar, trazer a notícia. Com o tempo, a gente conseguiu contar essas histórias de uma forma mais agradável, mais atraente, usando um vocabulário mais claro e mais próximo das pessoas”, avaliou a executiva em depoimento concedido ao Memória Globo.
Em seu trabalho mais recente na GloboNews, Cláudia Lira teve o objetivo de transformar a emissora em um ambiente mais aconchegante para os seus colaboradores. Ela criou uma campanha que mostrava como profissionais que começaram suas trajetórias no canal de notícias tiveram a oportunidade de crescer dentro do conglomerado — como Lilian Ribeiro, que deixou de ser plantonista e passou a atuar como repórter da TV Globo, e Joana Studart, promovida para a chefia de reportagem após anos como fechadora do Em Ponto.
“O DNA do canal é a notícia. Nos apropriamos de um dos conceitos do jornalismo, que é o gancho, para comunicar as movimentações de carreira que ocorrem na GloboNews. É importante dar luz ao assunto. Conseguimos humanizar a campanha com a utilização de fotos descontraídas das pessoas, que gostaram de se ver nos painéis que instalamos nas três redações”, afirmou.
Procurada pela reportagem do TV Pop, a Central Globo de Comunicação enviou a seguinte nota sobre a demissão de Cláudia Lira:
A Globo, assim como as demais empresas de referência do mercado, tem um compromisso permanente com a busca de eficiência e evolução, mas lamenta quando se despede de profissionais que ajudaram a escrever e a contar a sua história. Isso, no entanto, faz parte da dinâmica de qualquer empresa. Os resultados da Globo refletem a boa performance do conjunto das suas operações e uma constante avaliação do cenário econômico do país e dos negócios. Como parte do processo de transformação pela qual vem passando nos últimos anos e alinhada à sua estratégia, a empresa mantém a disciplina de custos e investimentos em iniciativas importantes de crescimento.