Já pensou organizar uma grande festa e se esquecer de chamar justamente a pessoa mais importante da comemoração? A situação, digna de uma comédia de orçamento duvidoso, virou realidade nos bastidores da RIC. A afiliada da Record no Paraná organizou um grande evento destinado ao mercado publicitário na noite de quinta (13) para apresentar detalhes de sua nova programação e tentar diminuir a má impressão causada com a demissão de dois apresentadores. A emissora, no entanto, simplesmente se esqueceu de chamar a única nova contratação para participar da festa.
O TV Pop apurou que a jornalista Ana Vaz, que trocou a reportagem na RPC — parceira da Globo — por uma chance no comando do RIC Notícias Dia, foi esquecida pelos executivos mesmo tendo sido o único nome que aceitou se arriscar na emissora. A direção da RIC só lembrou da existência de sua nova funcionária pouco depois das 18h, cerca de duas horas antes do evento começar. Ela chegou a ser procurada por um de seus chefes, mas disse que não poderia ir até a festa por estar de folga em Florianópolis. A viagem da profissional, por sinal, era de ciência prévia da empresa.
O que você precisa saber
- Tentando melhorar sua imagem com o mercado, a RIC Record fez um evento para anunciar as novidades de sua programação;
- A emissora, no entanto, se esqueceu de convidar a única profissional que aceitou a proposta da empresa para participar da festa;
- Ana Vaz, de folga em Florianópolis, só foi avisada sobre o evento cerca de duas horas antes dele acontecer;
- Queimado entre os jornalistas paranaenses, o canal não conseguiu cumprir outras duas promessas;
- Nenhuma das contratações previstas para o Balanço Geral e para o RIC Notícias Live foram anunciadas no prazo anunciado.
Ana, conforme noticiado em primeira mão pela reportagem, não era a primeira opção da cúpula da RIC para o seu telejornal matinal: a afiliada da Record sondou diversos nomes consolidados em outras emissoras, como Anderson Frigo e João Salgado, mas levou um “não” de todos eles. Sem sucesso em seduzir os medalhões do jornalismo paranaense, a emissora decidiu ir atrás de pessoas com pouca ou nenhuma perspectiva de crescimento em seus empregos. Era o caso da repórter da RPC, que estava lá há pouco mais de um ano e nunca foi cogitada para comandar um telejornal.
Marcus Yabe, diretor-geral da emissora, prometeu em um evento realizado na semana passada que revelaria ainda novos apresentadores para o Balanço Geral Curitiba e para o RIC Notícias Live nos dias 10 e 12 de abril, respectivamente. A promessa do executivo, posteriormente externada para as redes sociais do canal, não foi cumprida por motivos distintos. No caso do Balanço Geral, a rede foi surpreendida com um novo toco do nome que dividiria o comando do telejornal com Jasson Goulart e Márcia Marcondes. No novo programa, uma negociação sequer chegou a ser aberta.
A reportagem do TV Pop apurou que o plano da RIC era anunciar a contratação de um nome relevante no cenário nacional para se tornar uma espécie de “repórter do povo” e co-apresentador do Balanço Geral: a emissora chegou a avançar nas negociações com um profissional que atuou nacionalmente na RedeTV! e que recentemente chegou a ser titular da versão capixaba do formato da Record. No entanto, ele sinalizou que não iria deixar o seu emprego atual — ainda no Espírito Santo — sem ter um substancial aumento de salário, e acabou travando as tratativas com a empresa.
O imbróglio para a escolha de um apresentador é ainda mais delicado no RIC Notícias Live: o novo formato da rede, que irá substituir A Hora da Venenosa a partir de 15 de maio, focará em temas comercialmente interessantes para a companhia. Assim como já acontece no interior, em que a mesma atração vai ao ar com o nome de Ver Mais, o planejamento é de que o programa seja usado como uma alavanca comercial para a empresa, vendendo reportagens de assuntos leves para interessados em ganhar relevância em seus respectivos temas, expediente comum em canais regionais.
Manuella Niclewicz, ex-repórter da CNN Brasil, é o único nome confirmado para a nova atração: apesar de Marcus Yabe ter prometido que contrataria um profissional da concorrência para atuar como co-apresentador do formato, nenhuma negociação progrediu nesse sentido. O repórter Erick Mota, internamente cotado para assumir a vaga, foi tirado do vídeo pela afiliada da Record após dar uma barrigada em uma entrada ao vivo no Balanço Geral Curitiba, em uma situação que envolveu até mesmo uma chamada de atenção das autoridades aos executivos da emissora.
Nos bastidores, a falta de planejamento da alta cúpula da emissora já virou motivo de chacota entre os funcionários. A foto de Guilherme Rivaroli, dispensado há quase duas semanas, continuava estampando a arte de capa de todas as redes sociais do RIC Notícias até o momento da publicação desde texto — é corriqueiro que o canal só se lembre de atualizar suas páginas depois de cobranças dos fãs nos perfis dos executivos, que tem pedido até mesmo para profissionais desconhecidos do público, que atuam apenas nos bastidores, saiam em defesa da empresa quando se depararem com qualquer tipo de crítica.
O TV Pop entrou em contato com o Grupo RIC pedindo um posicionamento sobre os temas citados nesta reportagem. A empresa, no entanto, não se manifestou até a publicação deste texto.