Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
DERRETENDO AOS POUCOS

Público da Globo envelhece e fica mais pobre; jovens fogem da emissora

Imagem com foto de casal de idosos assistindo TV com o logo da Globo do lado direito
A audiência da Globo está ficando mais velha e mais pobre; emissora não tem renovação de público (foto: Pexels/TV Pop)

Compartilhe:

A audiência da Globo está ficando mais velha e mais pobre, indica levantamento divulgado recentemente. Nos últimos sete anos, a plateia da emissora perdeu metade da participação de público de quatro a 24 anos. Ao mesmo tempo, houve aumento daqueles com mais de 60 anos e com menos dinheiro. Sem programação infantil desde 2015, o canal ficará sem público a longo prazo, já que não há renovação de telespectadores e a nova geração não tem o hábito de assistir aos seus programas.

O que você precisa saber

  • O público da Globo está mais velho e pobre, de acordo com dados da Kantar Ibope Media;
  • A líder de audência perdeu metade de sua audiência entre os jovens em menos de uma década;
  • Perdendo território para o streaming, a emissora passou a conquistar um público cada vez mais humilde;
  • Até mesmo a classe C, que representa a maior parte da população brasileira, passou a abandonar o canal.

Os dados também apontam que o consumo de plataformas como Netflix e YouTube em televisores conectados aumentam a cada ano e já é maior do que o ibope de Record e do SBT somados. De acordo com levantamento de um site parceiro do UOL, a situação da Globo, no entanto, é mais grave porque a emissora não investe em programas infantis, que foram extintos da grade em 2015.

Em 2017, a audiência da rede entre pessoas de 4 a 11 anos era de 4,2 pontos na média diária (7h/24h) do PNT (Painel Nacional de Televisão). Já em 2022, o índice da Globo entre crianças desabou para 2,6. No acumulado deste ano, entre janeiro e março, a audiência é de 2,2 pontos. Os números são semelhantes nas faixas de 12 a 17 anos e de 18 a 24 anos. O movimento entre os dois públicos foi de 4,8 pontos em 2016 para 2,4 em 2023. O canal vem perdendo cerca de 1 ponto a cada três meses nessa parte da população.

Leia mais: Beto Barbosa se revolta ao vivo e abandona programa do SBT: “Falta de respeito”
Leia mais: Jade Picon revela se pretende investir na carreira de atriz após fim de Travessia

Cada ponto na audiência nacional da Kantar Ibope Media representa 717 mil pessoas. Ainda de acordo com a publicação, o ibope da Globo se manteve estável entre pessoas de 25 a 34 anos e de 35 a 49 anos, mas também tem sofrido queda ano a ano. Com o público mais velho, entre 50 e 59 anos, a Globo tinha 9,7 pontos em 2017. Em 2022 terminou com 9,1. A plateia chegou a subir com pessoas com mais de 60 anos, de 10,8 pontos em 2016 para 12,1 em 2020. Agora está em 11,2 pontos de média.

Só tem pobre vendo a Globo

Os telespectadores da Globo também estão perdendo poder de consumo. A participação entre os mais ricos, das classes A e B, era de 6,8 pontos na audiência nacional em 2017. Caiu para 5,5 em 2022 e, no acumulado de 2023, o índice está em 4,9 pontos. A classe C, que corresponde a mais da metade da população brasileira, também não quer saber de ver a programação da Globo. O ibope da C1 baixou de 7,2 pontos em 2018 para 6,0 no ano passado. A situação foi diferente entre os menos favorecidos, das classes D e E. Nesse segmento, a audiência era de 8,3 pontos em 2016, atingiu 9,5 em 2020 e caiu para 8,5 em 2022. No acumulado até março deste ano está em 7,9.

Com a audiência derretendo com o passar dos anos, a Globo perdeu um a cada três telespectadores neste século. Na audiência média diária no Painel Nacional de Televisão, na faixa das 7h até meia-noite, o ibope da emissora caiu de 17 pontos em 2017 para 14,3 em 2022. A debandada se explica com o crescimento das plataformas de vídeos em televisores com internet. Em 2020, quando começou a ser aferido pela Kantar, o streaming correspondia a 6,0 pontos no ibope nacional. Em 2021 saltou para 7,6 e, no ano passado, registrava 8,4. Até março estava em 9,1 pontos. O Globoplay, plataforma de streaming da Globo, está incluído nesse índice, mas não há dados separados com sua audiência detalhada.

Compartilhe:

O TV Pop utiliza cookies para melhorar a sua experiência.