Já virou rotina: basta a Globo anunciar que o lançamento de algum programa ou campanha institucional para que os fãs da emissora acreditem que finalmente chegou a hora da emissora modificar a sua tradicional marca na televisão aberta. Desde que este repórter antecipou a novidade, em outubro de 2020, não foram poucas as teorias criadas por quem acompanha a programação da emissora. Na mais recente, a tão aguardada mudança seria o momento especial anunciado por William Bonner para o Jornal Nacional de quinta-feira (11).
Mas não foi. E sinto informar aos fãs da emissora: não foi e nem será. Até a publicação deste texto, não há previsão alguma para uma campanha carnavalesca para o lançamento da nova marca. E o motivo para isso é bem simples: para a Globo, a mudança já aconteceu e já faz parte do cotidiano da empresa desde abril de 2021. Todo o material interno da empresa, como crachás de funcionários e placas, já foi atualizado com a nova identidade visual. E a nova tipografia também já está presente nas campanhas da emissora, como na recém-lançada Fatos e Pessoas.
O público, acostumado com eventos carnavalescos para simbolizar a chegada de novas marcas da líder de audiência, não se conforma com a insistência na identidade visual de 2014 na programação da TV Globo. Nas redes sociais, são vários os telespectadores que reclamam e dizem estar sendo feito de trouxas pela emissora. A rede, no entanto, não prometeu publicamente em momento algum que iria fazer mudanças em seu grafismo na televisão.
Apesar disso, o TV Pop tem boas notícias para os fãs do canal. A tradicional esfera tridimensional, utilizada desde o final dos anos 1980, será aposentada pela emissora de forma gradativa e dará lugar ao visual bidimensional, como o utilizado para ilustrar essa reportagem. O processo, no entanto, continuará acontecendo de forma gradual e deverá ser efetivamente concluído apenas em 2022. Neste ano, os esforços são para firmar a mudança de nome da emissora. Para o público, ela continua sendo só Globo. Internamente, a Rede Globo virou TV Globo. Há algumas semanas, os funcionários da emissora ganharam um novo descanso de tela em seus computadores: o histórico screensaver com o logo dos programas da rede foi substituído por um novo, com várias versões da nova marca da empresa.
A intenção dos executivos é de que a nova marca seja implantada sem causar um choque no telespectador normal. Os apaixonados por televisão certamente já notaram as pequenas mudanças, como a troca de assinatura das campanhas institucionais e a mudança de Globosat para Canais Globo, mas o público comum não foi impactado pelas mudanças. E é justamente essa a intenção da empresa: se tornar maior que uma figura gráfica. Afinal de contas, 3D ou 2D, todos reconhecem a Globo como a emissora do quadrilátero dentro de um círculo.
A mudança, quando concluída, impactará os Globinhos, nome interno que define o conjunto de elementos gráficos do on-air da TV Globo. Eles estão presentes na marca d’água, nos logos de ao vivo e exclusivo e também nos selos de encerramento de cada um dos programas, e serão modificados para a nova tipografia da empresa, a Globobrand.