A Justiça de São Paulo mandou penhorar obras de arte e objetos de luxo da casa do empresário e apresentador Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV!, para o pagamento de uma dívida atribuída à emissora de cerca de R$ 300 milhões. De acordo com informações divulgadas, a decisão foi tomada pela juíza Maria Rita Rebello Pinho Dias, da 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais, em um processo aberto pela massa falida da Petroforte Brasileiro de Petróleo.
O que você precisa saber
- A Justiça decidiu penhorar objetos de luxo de Marcelo de Carvalho, sócio da RedeTV!, para quitar uma dívida da emissora;
- O valor, estimado em R$ 300 milhões, teria sido contraído a partir de empréstimos feitos pelo canal junto ao Banco Rural;
- A emissora nega a acusação, afirma que o montante foi superestimado e diz ter “plena capacidade para garantir e cumprir suas obrigações”.
Segundo o colunista Rogério Gentile, do UOL, a origem da dívida seriam empréstimos feitos pela emissora de televisão junto ao Banco Rural. O crédito referente aos empréstimos foi comprado do banco por uma empresa que fazia parte do grupo Petroforte. Porém, como a Petroforte faliu, a massa falida da empresa, que chegou a ser a terceira maior distribuidora de combustíveis do país, cobra os valores da RedeTV! na Justiça.
Leia mais: Jovem Pan é condenada por expor comerciante em reportagem investigativa
Leia mais: SBT rompe contrato com afiliada e pode ficar sem sinal em importante capital
Em comunicado, o departamento jurídico do canal disse que a determinação de penhora é infundada. A RedeTV! destacou que há recursos pendentes de julgamento, “pois a própria empresa tem plena capacidade para garantir e cumprir suas obrigações”. Marcelo de Carvalho é sócio de Amilcare Dallevo Jr., presidente da RedeTV!. Eles se conheceram quando o comandante do Mega Senha e O Céu é o Limite trabalhava no departamento comercial da Globo, no final dos anos 1980. Na época, Dallevo criou um sistema telefônico de interatividade com o público para a emissora líder.
Leia na íntegra a nota divulgada pela RedeTV! sobre a penhora dos bens de Marcelo de Carvalho:
O departamento Jurídico da RedeTV! esclarece que:
A RedeTV! ou seus sócios jamais tiveram qualquer relação comercial com a empresa Petroforte. Trata-se de processo originado entre terceiros, cujas obrigações e efeitos buscam imputar à RedeTV! (e não diretamente aos sócios). A determinação de penhora de bens dos sócios é infundada e há, inclusive, recursos pendentes de julgamento, pois a própria empresa tem plena capacidade para garantir e cumprir suas obrigações.
Além disso, o valor mencionado está superestimado e permanece sub judice (pois o valor real é muito menor do que o exorbitante valor alegado).
Advertimos que a descontextualização, edição ou supressão de trechos desta resposta configuraria fake news e dará ensejo a medidas judiciais.