A TV Sergipe, afiliada da Globo no Estado, chocou telespectadores ao exibir imagens de um grave acidente de trânsito na manhã desta terça-feira (6). No telejornal Bom Dia Sergipe, o equivalente ao Bom Dia São Paulo, a parceira da emissora líder mostrou uma foto sem edição com os corpos de dois homens que morreram na colisão entre um carro de passeio e um caminhão caçamba no quilômetro 16 da BR-235, entre os municípios de Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju.
O que você precisa saber
- A TV Sergipe, afiliada da Globo, chocou os telespectadores com um momento digno do programa do Datena;
- O telejornal matinal da líder de audiência exibiu dois corpos de vítimas de um acidente sem nenhum tipo de desfoque;
- Nas redes sociais, o público do Bom Dia Sergipe reclamou dos cadáveres e disse que o telejornalismo está passando por uma “recordização”.
“Foi registrado nas primeiras horas da manhã de hoje um grave acidente na BR-235, no quilômetro 16. Duas pessoas morreram no acidente envolvendo um carro e uma caçamba. A Polícia Rodoviária Federal está lá na ocorrência, assim como o Corpo de Bombeiros e também o Samu. O IML foi acionado para fazer a remoção dos corpos. O trânsito, inclusive, está lento lá na região, está parcialmente bloqueado”, informou a jornalista Michele Costa, responsável pelas notícias do trânsito, para a âncora Lanne Pacheco. No momento foi exibida para os telespectadores a imagem dos cadáveres sem desfoque.
Leia mais: Filho de diretor demitido da Globo quer chance para atuar na TV: “Estudando”
Leia mais: Leão Lobo diz que foi pego de surpresa com demissão da TV Gazeta
A afiliada da Globo mostrou um vídeo do acidente e uma foto do carro destruído por volta das 7h47. No veículo de passeio estavam as duas vítimas fatais. O canal de televisão local não censurou a imagem, como geralmente é o protocolo de empresas de comunicação nesse tipo de cobertura. Nas redes sociais, um telespectador publicou um trecho do noticioso com as fortes imagens. “São 7h47 e a TV Sergipe acabou de exibir a foto de um acidente com duas pessoas mortas, sequeladas e cheias de sangue sem nenhum tipo de borrão. Bom Dia Sergipe!”, escreveu o perfil identificado como Raphael Play.
“Essa onda de ‘recordização do telejornalismo’ precisa ser discutida urgentemente. Faltou respeito e humanidade tanto para as vítimas quanto pros familiares e telespectadores!”, lamentou o perfil chamado NoveleiroSuburb em referência aos programas policiais da Record, que habitualmente também exibem imagens semelhantes. Em 2018, a TV Bahia, afiliada da Globo, também mostrou um corpo durante uma reportagem ao vivo. Na ocasião, a cabeça-de-rede disse que recomenda expressamente que suas parceiras não mostrem imagens de cadáveres nos telejornais. A Globo pediu explicações à TV Bahia, que afirmou ter se tratado de “um erro de enquadramento”.