O jornalista Agostinho Teixeira, um dos repórteres investigativos do rádio brasileiro mais respeitados do país, foi demitido pela Band no início da segunda quinzena deste mês em meio ao processo de readequação provocado pela crise financeira na empresa. De acordo com o colunista Flavio Ricco, do portal R7, o comunicador, que estava ha 27 anos na casa, foi mais um dos nomes desligados do conglomerado, que busca formas de diminuir seus gastos por conta do rendimento abaixo das expectativas do programa comandado por Faustão desde o início do ano passado.
O que você precisa saber
- Em uma das piores fases de sua história, a crise na Band culminou com a demissão de mais um profissional;
- Agostinho Teixeira, um dos repórteres preferidos de José Luiz Datena, foi dispensado pela rede após 27 anos;
- O conglomerado seguirá cortando colaboradores de diversos setores nas próximas semanas.
Teixeira, que coapresentava o programa Manhã Bandeirantes ao lado de Datena, era um dos queridinhos do titular do Brasil Urgente, que considerava-o um irmão. Ele iniciou sua carreira como rádio-escuta, se destacando ainda na faculdade como repórter da rádio USP (SP), em um programa produzido em parceria com a rádio Jovem Pan. O jornalista trabalhou por cerca de 10 anos na atração antes de se transferir para a Rádio Bandeirantes, em que deu expediente até ser dispensado pelo conglomerado.
No início de junho, como revelado pelo TV Pop, a Band deu início ao seu processo de readequação de custos para cobrir o rombo milionário causado pela fracassada passagem de Faustão pela emissora. Maiara Bastianello, uma das principais repórteres do Jornal da Band e apresentadora do 1º Jornal e do BandNews TV, foi demitida pela rede depois de terminar o seu expediente, em pleno plantão de feriado.
A reportagem do TV Pop apurou que a demissão de Maiara causou perplexidade na Redação do canal de notícias. Horas antes de ser avisada de seu desligamento, ela havia sido convocada para fazer uma série de entradas ao vivo direto da Cinemateca Brasileira, entrevistando diversas personalidades do cenário político, como Marcelo Freixo, presidente da Embratur. Não é habitual que os executivos da Band demitam profissionais depois de suas jornadas de trabalho — normalmente, os colaboradores demitidos são alertados antes mesmo de começarem a trabalhar.