Daniela Lima não passou nem duas horas sem ter um emprego. Nome mais relevante da CNN Brasil, a jornalista foi anunciada no final da tarde desta quinta (22) como o mais novo reforço da GloboNews. A partir do próximo mês, ela dividirá o comando do matinal Conexão com Camila Bomfim e Leilane Neubarth, assumindo o posto de Bete Pacheco, que será transferida para o Especial de Domingo. O telejornal também mudará de horário e passará a ser exibido das 9h30 às 13h, perdendo meia hora de duração.
O que você precisa saber
- Daniela Lima foi anunciada como novo reforço da GloboNews menos de uma hora após deixar a CNN Brasil;
- A partir de julho, a jornalista dividirá o comando do matinal Conexão com Camila Bomfim e Leilane Neubarth;
- A atração também mudará de horário e passará a ser exibido das 9h30 às 13h, perdendo meia hora de duração.
A chegada de Daniela Lima ao time do canal de notícias mais relevante do país representa um claro movimento de inconformidade do canal em relação aos baixos índices de audiência dos últimos meses, principalmente na faixa da manhã. Líder em boa parte do dia, a GloboNews vinha sofrendo com derrotas cada vez mais frequentes para a Jovem Pan nos horários do Conexão e do Em Ponto, que já havia tido a sua reformulação iniciada há algumas semanas.
Leia mais: Daniela Lima pede demissão da CNN Brasil após 3 anos de contrato
Leia mais: Repórter da Globo, Renata Capucci se revolta com termo sobre doença
O pedido de demissão da apresentadora Daniela Lima pegou os telespectadores da CNN Brasil de surpresa na noite desta quinta. Contratada do canal desde a inauguração da emissora, em março de 2020, a comunicadora tem uma grande base de fãs nas redes sociais. Em nota, a empresa disse que elas “decidiram pelo encerramento do contrato de maneira amigável, a pedido da jornalista”. A jornalista não revelou o motivo para a saída, mas uma suposta interferência editorial da cúpula do canal nos telejornais é apontada nos bastidores como uma das razões para o término do vínculo.
Na semana passada, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo divulgou um comunicado no qual acusou a direção da CNN Brasil de tentar interferir no trabalho dos jornalistas da emissora. Segundo a entidade, diversos profissionais relatam que, desde a chegada do empresário João Camargo à presidência do conselho da empresa de comunicação, aumentou a pressão editorial no trabalho jornalístico dos colaboradores. “Demissões de profissionais teriam ocorrido logo após reportagens ou comentários que teriam desagradado membros dos Poderes da República”, dizia a nota.
A informação da chegada de Daniela Lima foi confirmada pela Globo em um comunicado oficial enviado ao TV Pop. Confira a íntegra do anúncio:
A partir de julho, a GloboNews terá uma série de novidades em sua programação matinal e aos domingos. Conhecida pela busca incansável por notícias exclusivas, a experiente jornalista Daniela Lima chega ao canal para enriquecer ainda mais o time feminino do Conexão GloboNews, que é ancorado diretamente de três das principais capitais do país. De São Paulo, a jornalista vai dividir o comando do telejornal – que passa a ser exibido das 9h30 às 13h – com Leilane Neubarth, no Rio de Janeiro, e Camila Bomfim, em Brasília. Daniela já passou pelos principais jornais do país, como Folha de São Paulo e Correio Braziliense, e pela revista Veja. Na TV, estreou como apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura. Seu último trabalho foi como âncora da CNN Brasil.
O Em Ponto vai ao ar das 7h às 9h30, e passará a ser comandado por Mônica Waldvogel e Tiago Eltz, focando ainda mais na cobertura política e econômica, demanda do público do horário. Com mais de 40 anos de carreira e na GloboNews desde 2006, Mônica já foi editora-chefe e apresentadora do Jornal Hoje e do Jornal da Globo, e passou pelas bancadas do Bom Dia São Paulo e Bom Dia Brasil. Já Tiago Eltz foi correspondente da Globo em Nova York durante cinco anos, onde cobriu a última eleição americana. Desde agosto do ano passado, apresentava o ‘GloboNews Mais’ ao lado de Julia Duailibi.
E aos domingos, Bete Pacheco, que estava interina no Conexão GloboNews, estreia na ancoragem do Especial de Domingo, das 18h às 23h, ao lado de Erick Bang. A jornalista faz parte do seleto grupo de profissionais que lançou a GloboNews, em 1996. A trajetória de Bete, muito ligada às editorias de Cultura e Educação na capital paulista, vai contribuir ainda mais com o noticiário dominical. Já Erick Bang apresentava os telejornais vespertinos do canal nos finais de semana e, durante 11 anos, comandou os telejornais da madrugada. Antes, passou pelo Sistema Globo de Rádio.