A Globo anunciou no início da tarde desta sexta (30) que Manoel Soares não faz mais parte da emissora: depois de meses de uma extensa briga pública com Patrícia Poeta, o ativista social acabou sendo dispensado pela rede e sequer terá direito a se despedir dos telespectadores do Encontro e do Papo de Segunda. Durante as férias da titular do programa matinal, que começa já na próxima segunda (3), a revista eletrônica da líder de audiência será comandada por Tati Machado e Valéria Almeida — a jornalista voltará ao comando da revista eletrônica no dia 17 de julho.
O que você precisa saber
- Manoel Soares levou a pior na briga com Patrícia Poeta e foi demitido pela Globo;
- Ele deixa a líder de audiência depois de 21 anos de trabalho e sequer terá direito a uma despedida;
- Nas próximas semanas, o Encontro será comandado por Tati Machado e Valéria Almeida;
- Com o retorno de sua titular, em 17 de julho, o matinal passará por uma reformulação.
Soares trabalhou na Globo durante mais de duas décadas. Ele estreou na emissora em 2002, como colunista do Jornal do Almoço, telejornal equivalente ao SP1 na RBS TV, afiliada da rede no Rio Grande do Sul. Em 2009, teve suas primeiras oportunidades em rede nacional, fazendo parte do time do Profissão Repórter. Foi transferido definitivamente para a matriz em 2017, para trabalhar como repórter do Encontro com Fátima Bernardes. Três anos depois, passou a integrar o grupo de apresentadores do É de Casa, em que seguiu até 2022, quando foi deslocado para São Paulo.
Na capital paulistana, Manoel Soares passou a dividir a apresentação do Encontro com Patrícia Poeta. A sua relação bélica com a ex-mulher de Amauri Soares, principal executivo da Globo, ficou nítida antes mesmo da estreia da nova fase do programa matinal. Ao decorrer dos quase 12 meses em que dividiram as manhãs da maior emissora do país, ambos viraram manchete em diversas ocasiões por protagonizarem situações constrangedoras no ar. Nos bastidores, o agora ex-apresentador era visto como uma pessoa de temperamento difícil.
Em comunicado enviado ao TV Pop, a Globo diz que o Encontro terá novidades em seu formato partir da segunda quinzena do mês. A emissora ainda não anunciou o seu substituto no Papo de Segunda, programa de debates exibido no GNT, e informou apenas que o formato passará a ser liderado por João Vicente de Castro já a partir de sua próxima exibição. A seguir, confira a íntegra do anúncio feito pela assessoria de imprensa da emissora:
O apresentador Manoel Soares, dos programas ‘Encontro com Patrícia Poeta’ da TV Globo e do ‘Papo de Segunda’ do GNT, deixou a Globo nesta sexta-feira. Como a apresentadora Patrícia Poeta entra de férias na segunda-feira, até a sua volta o programa das manhãs da TV Globo será comandado por Tati Machado e Valeria Almeida, que já fazem parte do time da atração. No dia 17 de julho, Patrícia Poeta retomará a apresentação do ‘Encontro’, que, depois de um ano no ar com o formato atual, trará novidades. Já o programa ‘Papo de Segunda’ do GNT passará a ser liderado, a partir da semana que vem, por João Vicente de Castro.