O apresentador Paulo Vieira, do Avisa Lá Que Eu Vou, do GNT, lamentou a decisão da Globo em demitir Manoel Soares, ex-integrante do Encontro com Patrícia Poeta e do Papo de Segunda, do canal da TV por assinatura. Em seu perfil em uma rede social de mensagens curtas, o humorista demostrou insatisfação com a saída do colega. “A saída do Manoel Soares é uma derrota para todos nós”, escreveu o artista, que é considerado uma das principais estrelas da emissora na atualidade.
O que você precisa saber
- Paulo Vieira, apresentador do Avisa Lá Que Eu Vou, do GNT, lamentou a decisão da Globo em demitir Manoel Soares;
- Nas redes sociais, o humorista demostrou insatisfação com a saída do colega. “A saída do Manoel Soares é uma derrota para todos nós”;
- O ex-titular do Encontro teria sido alvo de supostamente pelo menos 8 reclamações no departamento de compliance da emissora.
Por causa da repercussão do desabafo, Paulo Vieira voltou na publicação e fez uma nova postagem com uma captura de tela indicando que ele não pretendia mais ler os comentários de internautas sobre o assunto. “As notificações foram silenciadas nesta conversa”, diz o registro. A saída do jornalista surpreendeu o mercado e os telespectadores, mas internamente já era dada como certa há meses. A informação sobre a demissão foi divulgada pela própria Globo em comunicado para a imprensa na última sexta (30). Patrícia Poeta, que está de férias, voltará ao comando do Encontro no dia 17 de julho.
+ Globo revela detalhes inéditos de Fuzuê, que substituirá Vai na Fé na faixa das 19h
+ Globo comete deslize imperdoável no Encontro após demissão de Manoel Soares
“O apresentador Manoel Soares, dos programas Encontro com Patrícia Poeta da TV Globo e do Papo de Segunda do GNT, deixou a Globo nesta sexta-feira. Como a apresentadora Patrícia Poeta entra de férias na segunda-feira, até a sua volta o programa das manhãs da TV Globo será comandado por Tati Machado e Valeria Almeida, que já fazem parte do time da atração. No dia 17 de julho, Patrícia Poeta retomará a apresentação do Encontro, que, depois de um ano no ar com o formato atual, trará novidades. Já o programa Papo de Segunda do GNT passará a ser liderado, a partir da semana que vem, por João Vicente de Castro”, diz a nota.
Colegas teriam reclamado de Manoel Soares
Segundo informações publicadas pelo repórter Gabriel Vaquer, do site F5, da Folha de S.Paulo, Manoel Soares foi alvo de pelo menos 8 reclamações no departamento de compliance da Globo – setor que tem como objetivo a prevenção, detecção e correção de eventuais desvios de conduta na atuação da atividade empresarial. Em uma das queixas, uma funcionária da companhia teria reclamado do jornalista andar de roupão pelos corredores da sede do canal, em São Paulo. Além disso, funcionárias do restaurante interno teriam relatado que o tratamento dispensado a elas por Manoel seria “rude” e “desrespeitoso”.
Apresentador diz que saída foi em comum acordo
Nas redes sociais, Manoel Soares reafirmou que a demissão foi em comum acordo. “Com a minha saída da Globo, muitas notícias falsas especulando o motivo vieram a público através de sites e perfis de redes sociais, o que já era esperado”, lamentou. “Porém, é lamentável que alguns usem ferramentas importantes do jornalismo, como sigilo de fontes, para sustentar absurdos envolvendo meu nome. Eu não sou o primeiro nem o último homem com minhas origens que vai ser alvo de ataques dessa forma. Há séculos usam a estratégia de alegar comportamento abusivo para desqualificar homens negros, já vi isso muitas vezes, e meu compromisso de vida é combater o racismo, a desigualdade e injustiças”, disse o comunicador.
O que diz a Globo sobre a demissão do jornalista
Questionada pela publicação sobre os relatos envolvendo os motivos da demissão de Manoel Soares, a Globo divulgou a seguinte nota para a reportagem do site F5: “A Globo não comenta casos de compliance e reitera que não tolera nenhum tipo de abuso. A empresa mantém um Código de Ética, que deve ser cumprido por todos os colaboradores, em todas as áreas. Tem também uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação. Todo relato é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas”.