Allison Mack, intérprete de Chloe Sullivan na série Smallville (2001-2011), deixou uma prisão federal dos Estados Unidos na última segunda-feira (3) depois de ser condenada por culto sexual em 2021. Em 2019, a famosa se declarou culpada de manipular mulheres para se tornarem escravas sexuais de Keith Raniere, líder de um grupo chamado NXIVM. Na época, a artista da produção norte-americana exibida pelo SBT teve que pagar uma multa de US$ 20 mil – equivalente a cerca de R$ 97 mil na cotação atual.
O que você precisa saber
- Allison Mack, atriz da série Smallville, deixou uma prisão federal dos Estados Unidos na última segunda-feira (3) após dois anos;
- Presa em 2018, a famosa se declarou culpada, em 2019, de manipular mulheres para se tornarem escravas sexuais do líder da seita NXIVM;
- Allison conseguiu escapar de uma pena de prisão mais longa ao colaborar com as investigações das autoridades federais norte-americanas.
A soltura da atriz de Smallville foi publicada no Federal Bureau of Prisons, a agência federal de aplicação da lei dos Estados Unidos. Presa em 2018, ela se declarou culpada, em 2019, de chantagear duas mulheres como parte de um suposto culto sexual de Nova York. Allison conseguiu escapar de uma pena de prisão mais longa ao ajudar com as investigações das autoridades federais em seu caso contra Raniere, que acabou condenado a 120 anos de prisão após ser condenado por acusações de tráfico sexual.
+ Carlos Alberto de Nóbrega reforça desejo de ter Marcius Melhem no SBT
+ Emílio Dantas comemora repercussão de papel em Vai na Fé e relata denúncias
“Ao longo de todo o tempo, eu acreditei que as intenções de Keith Raniere eram de ajudar pessoas”, disse a atriz ao ser presa. “Eu estava errada. Eu agora percebo que eu e outras pessoas engajamos em condutas criminosas”, acrescentou. Allison Mack colaborou com os promotores que atuaram no caso ao reunir evidências sobre a forma como Raniere criou uma sociedade secreta que incluía mulheres com lavagem cerebral que foram marcadas com suas iniciais e forçadas a fazer sexo com ele.
Atriz foi apontada como cúmplice
De acordo com relato da atriz nas investigações, com a finalidade de entrar no grupo secreto dentro da NXIVM, as mulheres eram obrigadas a entregar segredos pessoais que pudessem arruinar suas reputações. A seita assumia as propriedades das vítimas e guardava fotos e vídeos explícito dos integrantes. O juiz distrital dos Estados Unidos, Nicholas Garaufis, classificou Mack como “uma cúmplice essencial” e uma “aliada voluntária e proativa” de Raniere.
“Não duvido que você tenha sido manipulada e também se sentiu cativa”, disse o juiz. Sem que muitas mulheres soubessem, Keith Raniere era o chefe do grupo e, às vezes, as mulheres eram instruídas a fazer sexo com ele e enviar-lhe fotos nuas. Na carta de desculpas divulgada antes de sua sentença, Allison Mack afirmou que não assume levianamente a responsabilidade que tem pelas vidas que impactou negativamente. “Eu menti para vocês, de novo e de novo, a fim de proteger a ilusão em que eu estava tão profundamente empenhada em acreditar”, disse a atriz de Smallville.
Smallville foi exibida pelo SBT na TV aberta
Produzida pela rede The CW de 2001 a 2011, Smallville ganhou o título de Smallville: As Aventuras do Superboy no Brasil. A produção conta a trajetória de Clark Kent (Tom Welling), que mora na cidade fictícia de Smallville (Pequenopólis, na dublagem brasileira), durante os anos antes dele se tornar o super-herói conhecido como Superman. No SBT, a série teve transmissões nas manhãs de domingo, na madrugada e diariamente no horário nobre. Na TV paga, Smallville fez parte da grade do Warner Channel.