Flávio Fachel e Silvana Ramiro, apresentadores do telejornal local Bom Dia Rio, foram advertidos pela Globo por fazerem media training – atividade externa para gerar renda extra que consiste no treinamento de executivos de empresas para lidar com a imprensa. O trabalho extra dos comunicadores infringia as normas que regem a conduta dos profissionais do departamento de Jornalismo da emissora. No mês passado, a repórter Lívia Torres foi demitida por apresentar um evento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sem a autorização dos chefes.
+ Flávio Fachel viola norma da Globo e troca biscoitos por jabá na internet
+ Repórter demitida pela Globo rebate emissora e garante sempre ter agido com ética
De acordo com informações do colunista Daniel Castro, do site Notícias da TV, Silvana exibia em seu perfil em uma rede social focada em negócios e emprego que fazia media training e até gerenciamento de crises. A atividade é normalmente exercida por assessores de imprensa, não por comunicadores de veículos como a Globo. Na plataforma, ela se descrevia como “Apresentadora de TV | Treinamentos em Comunicação | Media Training | Gerenciamento de Crise | Mentoria Executiva | Mestre de Cerimônias | Mediações e Palestras”.
Após a publicação mostrar que a demissão da repórter Lívia Torres foi exagerada e que outros profissionais com cargos mais importantes que o dela também faziam atividades extras como palestras e apresentações de eventos, Silvana Ramiro mudou a página e passou a se identificar apenas como “Apresentadora | Carioca | Madrugadora”. Flávio Fachel, titular do noticioso local da Globo, também atuou recentemente como media training. As publicações que entregavam a atividade do jornalista também foram deletadas da plataforma de conexões profissionais.
Em levantamento interno, a direção da Globo descobriu que a apresentadora do Bom Dia Rio prestou serviços para os hospitais da Rede D’Or e para o Secovi Rio (Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro), entidade que atua na prestação de serviços para condomínios, imobiliárias e incorporadoras. Outros profissionais da emissora que também faziam “bicos” extras para ganhar um dinheiro extra conversaram com chefes do Jornalismo individualmente. Eles foram orientados e não assumirem compromissos sem consultar a emissora e consultarem as regras internas.
Flávio Fachel é reincidente na violação de regras
Em agosto de 2022, uma reportagem do TV Pop mostrou que Flávio Fachel é reincidente em violar as normas internas da Globo. Na época, após usar a fama conquistada pelo trabalho na TV para furar fila em um show de Roberto Carlos e de frequentemente emitir posicionamentos políticos nas redes sociais, contrariando o manual divulgado publicamente pela empresa, o plantonista do Jornal Nacional usou as redes sociais para fazer jabá de uma marca de biscoitos artesanais do Rio de Janeiro. Sem pudor algum, o jornalista exibiu sacolas da marca em uma série de vídeos gravados em pleno estúdio do Bom Dia Rio.
Ele, por sinal, não foi o único envolvido na quebra de regras: sua parceira de bancada no matinal, Silvana Ramiro, também teve envolvimento na ação de merchandising. O vídeo, inclusive, foi publicado em uma rede social de Silvana. Nas imagens, a dupla não hesitou em marcar a arroba da fabricante dos biscoitos e agradecer publicamente quem enviou o “mimo” – a marca em questão pertence a uma funcionária do Jornalismo da Globo, que atua como editora da primeira edição do RJTV. Os dois apareciam mostrando a marca e os biscoitos em três vídeos, que depois foram excluídos.