Luciano Veronezi foi o escolhido pela TV Cultura como o cartunista oficial do Roda Viva. Ele assumirá o lugar deixado por Paulo Caruso (1949-2023), que esteve no programa por 30 anos. Nos últimos meses, a empresa optou por um rodízio entre mais de 20 cartunistas.
O novo integrante do programa tradicional do Brasil, Luciano Veronezi recebeu com felicidade o novo cargo. “É Uma alegria que nenhuma palavra pode descrever. Eu, como desenhista, talvez não conseguisse expressar nem com o meu melhor traço ou desenho. Fazer parte de um dos programas mais importantes da TV brasileira é uma imensa honra e uma responsabilidade com o telespectador, com a democracia e com o Brasil”, disse.
+ Datena expõe que assinou com a Globo e teve contrato rasgado
+ Band contrata ex-estrela da Globo após rombo milionário deixado por Faustão
Apesar da grande responsabilidade de substituir de Paulo Caruso, o desenhista afirmou que sempre acompanhou a produção. “Sou fã do programa desde criança e foi por meio dele que vi pela primeira vez o Paulo Caruso, o mestre insubstituível e incomparável que ocupou esse posto por mais de 30 anos. O gênio Paulo Caruso, que alguns anos depois se tornou meu padrinho artístico, um grande amigo e meu compadre. Aceitei o convite com muita felicidade. Estarei na cadeira de cartunista do Roda e o rei Paulo Caruso estará sempre no trono”, declarou.
Paulo Caruso morreu em março e ficou internado no Hospital Nove de Julho, em São Paulo. Ele tratava das complicações por um câncer no intestino. Ele iniciou a carreira como chargista ainda na década de 1960, no Diário Popular. Chegou a colaborar com O Pasquim, nos anos de 1970. Depois, inaugurou colunas de humor em revistas, fazendo circular caricaturas de personalidades brasileiras. O artista recebeu inúmeros prêmios ao longo da carreira, incluindo o de Melhor Desenhista, concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).