Um dos maiores sucessos do SBT, Chaves está fora do ar há três anos devido a um imbróglio entre a rede de televisão Televisa, que tinha os direitos dos programas, e a família de Bolanõs, que é proprietária dos direitos de exploração comercial dos personagens. Édgar Vivar, eterno Seu Barriga, afirmou que lamenta a falta de exibição do conteúdo.
“Quero que Chaves volte a ser transmitido logo, é assustador o que está acontecendo. É lindo ver que, depois desses três anos sem estar no ar, a série segue tendo entusiasmo e carinho”, relatou o ator em conversa com a Folha de S.Paulo. “Os brasileiros são demais, amorosos, carinhosos, comunicativos e estou voltando ao meu país cheio de experiências bonitas e… presentes, doces, desenhos, bonequinhos. Tudo isso pra mim é muito emocionante”, declarou.
As séries Chaves e Chapolin deixaram de ser exibidas em pelo menos 20 países, em agosto de 2020. Na época, o SBT recebeu uma notificação do grupo de mídia mexicano para informar sobre a suspensão do contrato por “um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos das histórias”.
+ Ana Paula Araújo surpreende ao relatar rotina intensa para o Bom Dia Brasil
+ Ex-atriz da Globo faz anúncio de venda de casa milionária e causa espanto
Em uma transmissão nas redes sociais em 2021, Roberto Gómez Fernández, filho do comediante, garantiu que trabalha para que as séries do pai voltem a ser exibidas na televisão. O executivo, que também é diretor de novelas na Televisa, pediu paciência aos fãs de Chaves. “Eu não posso dormir tranquilo até que volte ao ar. Para mim, é uma prioridade. Espero que esteja de volta logo. Às vezes se tomam decisões em circunstâncias complicadas. E foi o que aconteceu”, explicou o responsável pelas histórias de Chespirito.
“Uma cadeia de circunstâncias de pessoas envolvidas, eu me incluo, que tomaram decisões que levaram a isso. Tenho que fazer até o impossível para que retorne. E logo voltará. Peço um pouco de paciência, mas posso dizer com certeza que as séries voltarão. E espero que seja logo”, afirmou. A Televisa tem em seu acervo aproximadamente 1.200 episódios de Chaves, Chapolin e do programa Chespirito.