Sucessora de Chocolate com Pimenta, Mulheres de Areia (1993) está no ar desde junho e tem pouco mais de 200 capítulos e é exibida de segunda a sexta logo após o Jornal Hoje. A trama protagonizada por Gloria Pires e Guilherme Fontes, foi escrita por Ivani Ribeiro e deve terminar em março de 2024.
A novela foi um remake mixado de duas novelas da própria autora – Mulheres de Areia (1973) e O Espantalho (1977), exibidas na Rede Tupi e Record. A produção conta a história da jovem Ruth que volta a morar com os pais, o casal de pescadores Isaura e Floriano, e com sua irmã gêmea, Raquel, na fictícia Pontal D’Areia, cidadezinha do litoral fluminense. Ruth e Raquel, apesar de fisicamente idênticas, têm personalidades totalmente opostas. Ruth é doce, calma, humilde e possui um bom coração; enquanto Raquel é egoísta, ambiciosa, agressiva e má.
+ GloboNews vive rebelião após revelação de salários altos de novos apresentadores
+ SBT recontrata ex-diretor de Patricia Abravanel demitido em onda de cortes
Raquel finge ser Ruth para conquistar o jovem empresário Marcos Assunção, que a irmã conheceu a caminho de Pontal. Mesmo apaixonado por Ruth, Marcos acaba envolvido pelo charme e sensualidade de Raquel, e acaba casando-se com ela, para o sofrimento de Ruth, que se sente traída por ambos. A união não impede que Raquel continue a se encontrar às escondidas com o malandro e mau-caráter Wanderley, seu amante e cúmplice.
Em Pontal D’Areia vive ainda Tonho da Lua, portador de uma deficiência mental, que esculpe mulheres de areia na praia, e alimenta um amor platônico por Ruth, sua protetora, a quem trata com muito carinho e ternura. Raquel, por sua vez, o persegue e inferniza sua vida, destruindo suas esculturas e o ofendendo sempre que pode. Tonho também sofre nas mãos de Donato, seu padrasto, um homem rude e violento, que explora todos os pescadores de Pontal D’Areia e tenta abusar da enteada Glorinha, irmã e protetora de Tonho, que acaba se apaixonando pelo pescador Tito.