Alexandre Frota revelou que havia sido escalado para Quatro por Quatro, mas acabou tendo o seu tapete puxado por Marcello Novaes, que foi justamente descoberto pela Globo por conta de uma indicação feita pelo próprio Frota. Em entrevista concedida ao jornalisita Chico Barney, no Canal UOL, ele afirmou que foi o primeiro nome escalado para interpretar Rai na trama, e diz que teve de deixar o personagem depoiis uma troca de diretores nos bastidores da novela.
“Peguei os 10 primeiros capítulos, comecei a estudar os capítulos e fazer algumas leituras de mesa”, relembrou o comunicador, que foi convidado por Roberto Talma (1949-2015) para fazer parte do elenco. “Aí o Talma chegou para mim e falou: ‘Vou embora. Vou fazer Malhação’”, relembrou o artista, destacando que após a escalação de Ricardo Waddington para dirigir o folhetim, ele já imaginava que perderia o papel.
“Na época, falei: ‘Então tô fora da novela, porque o Ricardo não vai com a minha cara’”, lembrou o ator, que acabou sendo demitido da produção pouco tempo depois. “Três dias depois, ‘o Ricardo Waddington tá te chamando na sala’. Quando entrei na sala dele, que eu abri a porta da sala, ele falou: ‘Não precisa nem sentar. Queria te falar que tô te tirando da novela'”, contou.
“Virei as costas, e ele falou: ‘Ah, tem mais um detalhe. Tá vindo pro seu lugar aquele cara que você apresentou pro Talma, o Marcello Novaes’”, completou ele, falando sobre o personagem. “Era um papel muito parecido com o Apolo de Sassaricando, que eu tinha feito”, destacou Alexandre Frota. “É um personagem mamão de você pegar. Personagem que passa com todas as mulheres, meio galanteador, trabalha muito sem camisa, meio simplório”, completou.