Canal de notícias de menor audiência da TV por assinatura, o BandNews tem enfrentado uma crise nos bastidores desde junho. Na ocasião, o Grupo Bandeirantes de Comunicação promoveu diversas demissões e a emissora foi um dos veículos mais atingidos no conglomerado de mídia. Com isso, os jornalistas que permaneceram contratados agora se sentem sobrecarregados. Eles afirmam que a Redação se tornou um ambiente de trabalho insalubre e há relatos de que estagiários têm assumido funções de editores dos jornais.
As informações foram publicadas pelo NaTelinha e confirmadas pelo TV Pop com fontes. Os profissionais que pediram anonimato denunciam que há uma grande demanda de trabalho em razão da onda de demissões que atingiu a empresa recentemente. Como as vagas não foram preenchidas por novas contratações e o canal opera 24h por dia, aqueles que sobraram se sentem sobrecarregados de trabalho. “Estagiários também foram atingidos no sentido da sobrecarga, e tiveram que cumprir funções de edição”, diz um relato.
+ Sheron Menezzes é surpreendida com pedido de William Bonner na Globo
+ Vampeta chega atrasado na Jovem Pan e Pilhado dedura: “Tá dando carteirada?”
Os jornalistas que continuaram no quadro de colaboradores do BandNews começaram a acumular funções que antes não faziam. Os profissionais ficaram ainda mais insatisfeitos porque não estão sendo devidamente remunerados pela Band para assumir as novas atribuições na Redação. Além do clima péssimo, houve casos de quem pediu demissão para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho e preservar a saúde mental. Ainda segundo a publicação, o cenário interno é classificado como insalubre e a situação está insustentável.
Além disso, depoimentos de funcionários e ex-colaboradores do BandNews em aplicativos de mensagens afirmam que a chefia nem ao menos auxilia a equipe no trabalho. Eles também não podem sequer conversar entre eles para não fazer barulho. “Os editores-chefes não auxiliam a equipe em nada. Só cobram à moda antiga. Não deixa ninguém conversar na redação. Tem que ter silêncio total. E eles não colocam a mão no espelho do jornal. Eles só questionam, então as pessoas ficam sobrecarregadas”, diz um colaborador em relato.
“Eu não diria assédio moral, mas negligência. É difícil dialogar. Todo mundo tá bastante chateado, insatisfeito e procurando outras oportunidades. Teve demissões há alguns meses quando toda Band foi afetada pelo prejuízo do Faustão. Isso afetou todos os setores”, diz outro desabafo. “Galera está pedindo para sair porque está cheia de ansiedade e depressão, e a chefia acha que é frescura”, denuncia um terceiro funcionário do canal de notícias da Band. Procurado pelo NaTelinha, o BandNews não comentou o assunto.