A Globo segue a todo vapor na busca por um grande elenco para a remake de Renascer, trama substituta de Terra e Paixão no horário nobre. De acordo com a coluna F5, da Folha de São Paulo, a emissora confirmou os nomes de Juan Paiva e Rodrigo Simas, que viverão os filhos de José Inocêncio, papel entregue a Marcos Palmeira. Na trama, Juan viverá João Pedro, papel vivido por Palmeira na primeira versão, em 1993, já Simas, foi escalado como José Bento, interpretado por Marco Ricca no passado.
Outro nome no elenco é o de Humberto Carrão, que viverá a versão mais jovem de José Inocêncio na primeira fase da novela. O ator, de acordo com a Folha, também está cotado para viver um dos filhos do protagonista na segunda parte. Segundo O Globo, Juliana Paes, que atuou como Maria Marruá em Pantanal, recebeu o convite da empresa para viver Jacutinga, dona de um bordel, papel que foi de Fernanda Montenegro na versão original do folhetim.
Maria Fernanda Cândido está cotada para a personagem Dona Patroa, interpretada por Eliane Giardini em 1993. Jackson Antunes, que já havia sinalizado que gostaria de atuar em qualquer papel na substituta de Terra e Paixão, interpretará Deocleciano — ele interpretou Damião na versão original. Renascer narra a saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira da Bahia. Ao chegar na região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá.
Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se após o boi-bumbá passar por sua fazenda, casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.