O sonho de trabalhar na Globo durou pouco mais de um dia para Rebeca Faro. Menos de 24 horas depois de ser contratada, a jornalista foi demitida pela líder de audiência por ter sido flagrada falando mal do apresentador André Rizek em uma rede social. Em uma publicação feita em um microblog, ela ironizou a sua contratação e fez piada com a cara do marido de Andréia Sadi, dizendo que ele teria que “a engolir” nas reuniões de pauta do SporTV — a brincadeira acabou chegando ao Compliance da rede, que não quis nem ouvir explicações antes de demitir a profissional na tarde de terça-feira (29).
A reportagem do TV Pop apurou que André Rizek chegou a interceder pela permanência de Rebeca, mas que seus apelos foram em vão. Desde o episódio em que Cecília Flesch foi demitida após falar mal da GloboNews em um podcast, todos os veículos do grupo foram orientados a ter tolerância zero com condutas inapropriadas de profissionais em redes sociais. Para os executivos da rede, o fato de uma colaboradora recém-contratada ter peitado um veterano poderia abrir brecha para que mais pessoas tivessem a mesma conduta, postura terminantemente vetada pelos Princípios Editoriais do conglomerado, que regem o uso das redes sociais de funcionários do Jornalismo e do Esporte.
Em sua publicação, imediatamente apagada depois da repercussão do caso, Rebeca Faro — que até então era analista de comunicação do Flamengo — afirmou que o apresentador do Seleção SporTV tinha o costume de “falar merda” em seu programa. “Central Globo de Produção, eu cheguei, caralho! André Rizek, você vai ter que me engolir, pois as reuniões de pauta vão ser comiguinho agora. Vai falar mais merda não, more”, disparou a jornalista, em uma mensagem publicada com todos os caracteres em caixa alta. Depois de sua demissão, ela mudou o nome de seu perfil na rede social para mengao1985 e trocou seu usuário para @fenomengo1895.
Mesmo tendo sido alvo da novata, o marido de Andréia Sadi não se incomodou com as insinuações da agora ex-colega. Fontes próximas ao apresentador garantem ao TV Pop que ele não se importou com a brincadeira, ao ponto de ter achado graça quando soube do assunto. A direção da Globo, no entanto, não compartilhou da mesma opinião de Rizek. A demissão de Rebeca acabou virando o assunto mais comentado nos corredores da emissora em um dia marcado pelo anúncio da saída de Ali Kamel, um dos principais nomes da diretoria da emissora — e muitos acham que a medida foi muito enérgica. “Para uma TV que tenta rir de si mesma no Fantástico e no Domingão, demitir por conta de piada na internet é o cúmulo”, desabafou um profissional que também atua no Seleção SporTV, sob condição de anonimato.