O SBT é acusado por figurantes que atuam na novela A Infância de Romeu e Julieta de empobrecer o lanche servido durante gravações. De acordo com informações divulgadas, a situação que causou a maior insatisfação aconteceu no último dia 11, durante uma externa do folhetim em Cajamar, na região metropolitana de São Paulo. O caso foi denunciado por alguns desses profissionais ao Sated (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo).
Segundo o site Notícias da TV, cerca de 60 figurantes contratados pela agência Haifa foram prestar serviços em uma cena da trama infantil em que Vera (Bianca Rinaldi) faz uma apresentação no teatro. Os figurantes foram informados que, como os trabalhos se prolongariam até mais tarde, deveriam chegar na estação do metrô Barra Funda, na zona oeste da capital, para pegar o transporte para o SBT às 13h. Na emissora, eles iriam almoçar e fazer a troca de figurino para a gravação em Cajamar.
+ Protagonista de Fuzuê expõe momento financeiro após novelas na Globo
+ Discreto, Alan Severiano fala pela primeira vez sobre seu casamento
No entanto, segundo os relatos, o SBT ofereceu aos figurantes apenas uma caixa com quatro esfihas abertas, sem nenhuma bebida. Um dos profissionais, que não quis se identificar, informou ao site que uma senhora de 70 anos teria passado mal porque precisava se alimentar de três em três horas. Segundo outro figurante, que também não teve a identidade revelada, a situação na emissora ficou humilhante apenas neste ano. Em 2022, isso não ocorria durante os trabalhos para as produções do canal de Silvio Santos.
Os colaboradores afirmam que, com exceção do SBT em São Paulo, a maioria das empresas oferece, independentemente dos horários de trabalho, uma mesa com lanches, água e café. Já quando se trata de uma diária, é disponibilizado pelas outras companhias almoço em sistema de self-service, quando se comente à vontade. Eles consideram a situação do dia 11 um desrespeito. “Pensa numa pessoa que mora em Suzano [na região metropolitana da capital paulista], sai de casa às 10h para ir ao SBT, que só o devolve na Barra Funda às 22h, com quatro esfihas na barriga? É revoltante”, disse um deles.
Produtores do SBT negam café
As reclamações também relatam que produtores do SBT precisam fazer vaquinha para comprar pó de café. De acordo com os figurantes, quando eles querem um pouco da bebida levam um não. “Antigamente, o kit lanche vinha com uma esfiha fechada, uma Pepsi, uma maçã e um chocolate. Agora, vem um suco e um pão com presunto só”, conta uma das pessoas. Na praça de alimentação do SBT, quando recebem vale-refeição, eles só podem comer ovo, omelete ou hambúrguer. Até um copo de suco é negado.
O Notícias da TV também revela que o SBT paga em média cerca de R$ 100 por diária de trabalho. Em produtoras de filmes e séries que fazem uso do mesmo tipo de força de trabalho, a quantia paga por dia chega a R$ 300. Há casos em que a emissora sequer disponibiliza figurino, os colaboradores precisam ir para as gravações com as roupas próprias. Outro ponto que é alvo de reclamação são os casos de mães que levam os filhos para participar de gravações como figurantes. Elas afirmam que não têm direito a receber lanche.
O que dizem os citados?
Procurada pela publicação, a agência Haifa divulgou o seguinte comunicado: “A agência Haifa fornece figuração para o SBT há pouco mais de um ano e dividimos a demanda com mais uma agência. Repassamos as informações aos nossos assistentes de elenco e figuração de acordo com o que é passado pela produção. Sempre que recebemos alguma reclamação, também repassamos para a produção e gerência, para que fiquem cientes, e possamos conversar sobre melhorias.”
O Sated informou que as denúncias foram enviadas para a entidade por meio de Dorberto Carvalho. Porém, Gabrielle Araújo, secretária-geral do órgão, informou que ele foi desligado. “Nós solicitamos aos denunciantes que façam o registro das denúncias através do e-mail: [email protected]. Esse procedimento é devido à grande quantidade de denúncias. Assim que recebemos através deste e-mail, nossa equipe aciona os responsáveis para que deem as devidas explicações sobre o acontecido e/ou agendamos uma fiscalização in loco, dependendo de cada caso”, explica.
“Os artistas contratados também podem acionar diretamente a Superintendência do Trabalho para realizar a denúncia. Estamos reestruturando a nossa equipe de fiscalização por conta do aumento da demanda e a saída de diretores por conta das divergências com o senhor Dorberto, que passou recentemente por processo de destituição dentro da diretoria”, finaliza a nota do sindicato.
A resposta do SBT sobre as acusações:
“Agradecemos o seu interesse em apurar os fatos com cuidado e respeito. Primeiramente, esclarecemos que o SBT não cometeu nenhuma irregularidade em relação à alimentação dos figurantes contratados. Há estrita observância às normas legais e, acima de tudo, às questões éticas que governam todas as nossas relações e operações, inclusive e não menos importante, o fornecimento de alimentação aos profissionais contratados via agências.
As acusações são infundadas e não condizem com a realidade dos fatos. O SBT, de forma bastante diligente, comunicou previamente à empresa contratada sobre horários para a refeição/almoço, sobretudo, de antemão, considerando que as gravações estavam programadas para início a partir das 15h. O SBT comunicou e alertou que os figurantes deveriam ter comparecido as gravações devidamente alimentados.
Nesse contexto, o SBT adotou as providências imediatas e possíveis para o momento de forma a buscar alternativas satisfatórias. Há, em nossas dependências, restaurantes independentes que têm limitação no que se refere à quantidade de refeição fornecida e, o mais gravoso, horários fixos para atendimento, razão pela qual a alternativa viável encontrada foi a disponibilização de pizzas/esfihas e bebidas.
Esclarecemos, também, que os figurantes têm à disposição vales fornecidos pelo SBT para que possam usufruir de alimentação completas nas empresas fornecedoras credenciadas, com opções variadas.
De qualquer forma, independentemente dessa questão pontual e que nunca ocorreu no SBT, é praxe que, ao término das gravações, os figurantes e seus acompanhantes recebam um kit lanche, composto por sanduíches, bolo, maçã e suco.
Sobre a alegação de que houve alteração do conteúdo do kit lanche, ajustes são feitos de forma usual –é prerrogativa da empresa alterar a composição/conteúdo dos alimentos fornecidos, o que se dá com o intuito de promover escolhas alimentares mais saudáveis, em consonância com práticas nutricionais benéficas.
Ainda, informamos que o SBT não fornece café para nenhum setor, portanto, inexiste qualquer margem para validação das alegações relacionadas à discriminação ou privilégios.
Certos de que o SBT é uma empresa séria, comprometida e idônea, cumpridora de suas obrigações, informamos que nunca existiu qualquer reclamação similar atribuindo ao SBT negligência em relação ao assunto alimentação. Esperamos ter esclarecido os fatos, afastadas quaisquer dúvidas sobre a conduta da empresa.”