Cotado para interpretar um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira) no remake de Renascer (1993), Rodrigo Simas não estará no folhetim que estreia em janeiro de 2024. Em publicação nas redes sociais, o artista falou sobre o assunto e desmentiu alguns rumores de que rejeitou o papel de José Venâncio por causa da morte do personagem no decorrer dos capítulos. “Sério, não aguento mais. Todo mundo me perguntando… É muito difícil, por isso vim aqui falar. Mentira, não é nada demais”, disse ele, em tom de brincadeira.
“Saiu uma matéria falando que eu recusei papel em Renascer. Na verdade, não recusei porque não tinha nada certo ainda. E não é porque eu morreria na metade da novela que eu recusaria”, complementou o ator. “Se o personagem for bom, pode morrer no primeiro capítulo”, continuou. “Na verdade, eu fiz tudo isso para mostrar meu bigodinho”, brincou o namorado de Agatha Moreira exibindo o novo visual.
+ Globo é surpreendida com demissão e perde comentarista após 4 anos de contrato
+ Lázaro Ramos planeja homenagear ator que morreu em 2021 com Elas por Elas
Segundo informações do site F5, da Folha de S.Paulo, Rodrigo Simas tem projetos encaminhados para o ano que vem e não conseguiu conciliar as filmagens da substituta de Terra e Paixão com os outros trabalhos. A Globo foi surpreendida com a decisão do ator porque a maior parte do elenco da refilmagem de Renascer já está fechada. Com isso, a emissora líder corre atrás de outros atores que também fizeram teste para o personagem.
Na versão original de 1993, Zé Venâncio foi interpretado por Taumaturgo Ferreira. Na época, o artista deixou a trama de maneira misteriosa com uma morte sem explicação. A saída da novela da emissora carioca aconteceu por problemas com Benedito Ruy Barbosa. A ideia era de que o personagem fosse feito de uma forma menos rural, sem sotaque. No entanto, a situação saiu do controle nos bastidores e ele acabou expulso da produção.
“Eu tinha combinado uma coisa e segui fazendo aquilo. Talvez eu tenha sido mal interpretado, acharam que fui arrogante. O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio. Primeiro porque não competia a mim falar nada. Eu também não queria alimentar a polêmica. Eu morava no Rio na época, mas fui para São Paulo e fiquei um tempo totalmente recolhido. Foi um episódio que afetou muito a minha carreira na época”, disse Taumaturgo Ferreira. O personagem deverá ter o mesmo destino na atualização feita por Bruno Luperi.