A Globo já encontrou outro patrocinador fixo para as novelas das nove. Após o fim do contrato com a montadora Caoa, a emissora fechou um novo acordo milionário para o banco Itaú aparecer diariamente no horário de maior audiência da TV brasileira. De acordo com informações divulgadas, a parceria foi sacramentada na última sexta-feira (29). Nesta segunda (2), a instituição já começou a estampar sua marca antes do capítulo de Terra e Paixão, folhetim escrito por Walcyr Carrasco.
Os detalhes do acordo foram adiantados pelo site F5, da Folha de S.Paulo. As partes não revelaram valores e nem o tempo de vigência do contrato. No entanto, segundo apuração da publicação, o vínculo é de três anos. A estimativa no mercado publicitário é de que o Itaú tenha desembolsado uma quantia próxima aos R$ 200 milhões que foram pagos pela Caoa em 2020. No projeto de mídia, a Globo ressalta que as tramas das 21h são os produtos de maior audiência da TV.
+ Protagonista de Elas por Elas, Mariana Santos confessa que é noveleira
+ Ex-autor da Record tem projeto de novela rural recusado pela Globo
Na plataforma de streaming Globoplay, a novela das nove é o conteúdo ao vivo mais consumido e ainda atinge um público diferente da TV aberta. Pelo acordo, o Itaú vai aparecer como patrocinador exclusivo dos folhetins antes da exibição do capítulo do dia. O plano comercial ainda oferece uma série de ferramentas e soluções de dados personalizados para serem exibidos nos intervalos da trama e até dentro do folhetim que estiver em cartaz no horário nobre.
A novela das nove está sem patrocinador desde o fim do contrato da Globo com a Caoa, montadora de automóveis responsável pela distribuição das marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil. Durante o período de três anos, a empresa fundada pelo médico e empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade (1942-2021) desembolsou o valor de R$ 200 milhões na emissora líder para aparecer diariamente antes dos episódios das tramas.
Por que a Caoa desistiu de patrocinar as novelas das nove da Globo?
Segundo a Folha de S.Paulo, Caoa desistiu de patrocinar as novelas das nove da Globo por dois motivos. O primeiro é em razão da crise na venda de veículos, que sofreu uma queda nos últimos dois anos no Brasil. O segundo é que a Caoa chegou ao entendimento de que o objetivo de patrocinar o produto mais assistido da TV brasileira foi atingido. Em 2020, a empresa queria deixar marcas como a Cherry mais conhecidas do público brasileiro. O resultado foi considerado satisfatório.