A notícia de que a Globo estaria analisando um projeto de uma novela de Aguinaldo Silva pegou o próprio autor de surpresa. Antes da demissão em 2020, o novelista entregou alguns trabalhos que ficam a cargo da emissora e os direitos são do canal.
“Não falo com a Globo há dois anos e posso lhe garantir que há dois anos a Globo não fala comigo. Estão lá algumas sinopses que entreguei durante os meus 41 anos de contrato e que, mesmo não tendo sido produzidas, por contrato, passaram a pertencer à emissora. Sobre essa, até agora não fui contatado”, declarou o autor em conversa com o Notícias da TV.
O autor usou o exemplo de um remake de Vale Tudo, escrita por Gilberto Braga (1945-2021), Aguinaldo Silva e Leonor Bassères (1926-2004). “Temos o exemplo de Vale Tudo [1988], uma novela da qual sou um dos autores e cujo remake caberá a outro escritor. De qualquer modo, essa história toda ainda me parece muito vaga”, disse ele.
+ Novela da Globo com surra de Malu Mader em Cláudia Abreu completa 20 anos
+ Globo decide reprisar novela com Domingos Montagner após sete anos de sua morte
O nome da trama que está nas mãos da Globo seria Três Graças e conta a história de uma família formada por avó, mãe e neta. Segundo O Globo, todas engravidaram na adolescência e tiveram que criar os filhos sozinhas. Se a empresa aceitar o projeto da emissora, o autor poderá ser o primeiro a assinar por obra desde as mudanças no canal. Sua última novela foi O Sétimo Guardião, em 2018. O autor tem no currículo sucessos como Tieta (1989), Senhora do Destino (2004) e Império (2014).
A substituta de Terra e Paixão será o remake de Renascer, trama escrita por Bruno Luperi. Os trabalhos, inclusive, já começaram em Ilhéus, na Bahia, com direção artística de Gustavo Fernandez. Logo depois, será a vez da novela de João Emanuel Carneiro, que terá duas personagens chefs de cozinha rivais. A equipe da produção já está sendo montada e terá a direção artística de Carlos Araújo, que trabalhou em Todas as Flores, Éramos Seis (2019), Velho Chico (2016), Meu Pedacinho de Chão (2014), Cheias de Charme (2012), Passione (2010) e Belíssima (2005).