A Globo fará mudanças profundas em sua cobertura dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro em 2024. Historicamente produzido pelo departamento de jornalismo da rede, a transmissão passará a ser de responsabilidade do entretenimento da emissora, que já decidiu quais serão as primeiras mudanças do evento. Depois de dois anos, Maju Coutinho foi tirada do comando da folia carioca, que passará a ter Karine Alves ao lado de Alex Escobar e Milton Cunha. Na capital paulista, o canal sequer decidiu os nomes que irão liderar a cobertura em fevereiro.
Maju, no entanto, não será completamente tirada do evento: a reportagem do TV Pop apurou que, apesar de ter sido substituída por Karine na narração dos desfiles, ela continuará na cobertura, mas atuando na produção de um formato inédito para o Fantástico. A jornalista estará a frente de um documentário que falará sobre a preparação dos membros das escolas de samba para os dias de apresentação, que será exibido pelo dominical em 11 de fevereiro, no mesmo dia em que as principais agremiações cariocas estarão no sambódromo para a primeira noite do evento.
Os desfiles das escolas de samba de São Paulo também vão passar por uma grande reformulação. Em 2023, o evento foi comandado por Rodrigo Bocardi e Aline Midlej, que serão substituídos por outros nomes ainda não definidos — ele foi duramente criticado pelo público da transmissão, enquanto ela terá acabado de voltar de seu período de licença-maternidade. A Globo, no entanto, não definiu quem irá liderar a cobertura e informou que os “nomes estão em definição”. Uma das novidades na cidade será a presença do Camarote Globeleza, até então restrito ao Rio de Janeiro.
De acordo com a emissora, as mudanças tem o intuito de “levar o público para dentro da experiência dos sambódromos, com um novo olhar 360º” e que “a transmissão será feita para quem gosta de acompanhar da arquibancada ao camarote, dos bastidores ao grande show das avenidas”. O canal promete ainda uma grande inovação na cobertura, trazendo novas possibilidades para marcas e aumentando o envolvimento do público com as apresentações. “Será um novo conceito, uma nova transmissão, mais leve, mais dinâmica e com mais entretenimento”, garantiu a rede.