Transmitida originalmente pela Globo em maio de 1982, a minissérie Avenida Paulista estreou no Globoplay nesta segunda-feira (30) sem um dos capítulos. A plataforma de streaming da emissora líder não conseguiu recuperar o episódio 6 da trama. De acordo com informações divulgadas pelo site Notícias da TV, a fita do capítulo em questão está amassada, não tem como ser recuperada e todo o conteúdo se perdeu para sempre.
Em publicação nas redes sociais, o Globoplay confirmou a informação por meio de comunicado aos assinantes. “A minissérie Avenida Paulista chegou no meu catálogo, e nem sempre conseguimos um resgate completo pela conservação do material original. Nesse caso, não foi possível recuperar o capítulo 6 e corrigir uma falha no áudio do capítulo 14. Mas tenho certeza de que isso não vai interferir na sua maratona”, disse o serviço de vídeos.
+ Em queda livre, Elas por Elas fracassa e já derruba ibope de Mulheres Apaixonadas
+ Tatá Werneck abre o coração e fala sobre momento delicado que passou com a filha
Avenida Paulista está dividia em 17 capítulos. Nos capítulos 5 e 7, o Globoplay adicionou um aviso: “Não foi possível recuperar o episódio 6”. A liberação da minissérie foi possível por meio do projeto Resgate, implantado em 2020 com A Favorita (2008). A iniciativa se estenderá até 2027. “Todas as novelas que tiverem algum material preservado e direitos desembaraçados serão resgatadas”, disse Erick Brêtas, diretor de Produtos e Serviços Digitais da Globo.
Escrita por Daniel Más (1943-1989) e Leilah Assumpção, Avenida Paulista foi dirigida por Walter Avancini (1935-2001) e teve em seu elenco nomes como Antonio Fagundes, Bruna Lombardi, Martha Overbeck, Ney Latorraca, Walmor Chagas (1930-2013) e Dina Sfat (1938-1989) nos principais papeis. Foi a segunda minissérie produzida pela Globo. A minissérie foi exportada para Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.
A trama da minissérie Avenida Paulista
A produção ambientada no coração financeiro de São Paulo mostra a ascensão e a queda do ambicioso Alex Torres (Antonio Fagundes), usado como testa de ferro por seu chefe, o inescrupuloso banqueiro Frederico Scorza (Walmor Chagas). No começo da história de Avenida Paulista, Scorza descobre que Alex é responsável por um desvio de dinheiro de seu banco. Em vez de denunciá-lo à polícia, propõe que ele ocupe um cargo de confiança no grupo.
Alex aceita a proposta, sem desconfiar que a intenção do chefe seja responsabilizá-lo pela falência de uma de suas empresas. Para alcançar seus objetivos, Scorza conta com a cumplicidade de Paula Alencar (Dina Sfat), sua amante. A ascensão de Alex provoca a desestruturação de sua família. A mulher dele, Juliana (Wanda Stephânia), não entende a mudança de comportamento do marido que, ao assumir a nova função, passa a evitá-la. Percebendo que Juliana pode atrapalhar seus planos, Scorza decide afastá-la de seu caminho, sugerindo que Paula seduza Alex.